BAGÉ WEATHER

Atenção

Contribuintes têm até hoje para quitar o IPVA 2025

Priscila Petrecheli -

Contribuintes gaúchos que ainda não pagaram o IPVA 2025 têm até esta sexta-feira (18) para quitar o tributo e evitar a inscrição em Dívida Ativa da Fazenda Pública. A partir de sábado (19), os inadimplentes poderão ser incluídos em cadastros restritivos como o Cadin/RS, Serasa e Boa Vista, ficando impedidos de obter certidões negativas, entre outras consequências. 

Quem não regularizar a situação poderá pagar um acréscimo de 5% sobre o valor devido, além de multa diária de 0,334%, limitada a 20%. A dívida também é corrigida pela taxa Selic, atualmente em 15% ao ano. O débito poderá ainda ser protestado em cartório e levado à cobrança judicial. Circular com o veículo sem o IPVA pago pode gerar multa adicional.  

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), mais de 329 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas, estão com o imposto em atraso há pelo menos 60 dias. A dívida total soma R$ 432 milhões. A Receita Estadual está enviando notificações via WhatsApp aos devedores alertando sobre os prazos e consequências.  

O IPVA é devido por proprietários de veículos fabricados a partir de 2006, exceto os isentos por lei. O pagamento pode ser feito com a placa e o número do Renavam do veículo. Em alguns bancos, também pode ser solicitado o CPF do proprietário. É possível quitar o IPVA junto com outras pendências, como multas e taxa de licenciamento.  

O tributo pode ser pago no Banrisul, Sicredi, Sicoob, Bradesco (para correntistas), Banco do Brasil (para correntistas), casas lotéricas da Caixa e via Pix, disponível em mais de 760 instituições. Para consultar o valor e gerar o QR Code de pagamento, os contribuintes podem acessar o aplicativo IPVA RS ou o site da Sefaz. 


Tribunal de Contas autoriza plano de ajuste fiscal Anterior

Tribunal de Contas autoriza plano de ajuste fiscal

Concurso de bolos celebra os 214 anos com criatividade e tradição Próximo

Concurso de bolos celebra os 214 anos com criatividade e tradição

Deixe seu comentário