BAGÉ WEATHER

Cidade

Chuvas provocam transtornos e mobilizam secretarias

Divulgação Seinfra - Árvore caiu na General Neto

As chuvas intensas provocaram alagamentos em diversos pontos de Bagé nessa sexta-feira, 22, como nas pontes da rua Conde de Porto Alegre e do bairro Santa Cecília. 

Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Defesa Civil e Guarda Municipal atuaram em ocorrências como casas destelhadas, calhas obstruídas e queda de árvore na General Neto.  

Segundo o secretário Edegar Franco, equipes passaram o dia desobstruindo pontes e monitorando áreas de risco em bairros como São Bernardo, Passo das Pedras e no Centro.  

As equipes do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizaram mais de 30 atendimentos de alagamentos somente na manhã dessa sexta. Entre os bairros em que os serviços de desobstrução da água da chuva foram realizados estão Floresta, Pedra Branca, Madezatti, Ipiranga e Centro. 

Vale destacar que o prognóstico ainda é de chuva e temporais: assim, se necessário, a população pode acionar os plantões de emergência pelos números 153 (Guarda Municipal), 193 (Bombeiros) e 115 ou 3240 7800 (Daeb). 

Animais e denúncias  

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal reforça que deixar animais amarrados sem proteção durante dias chuvosos configura crime de maus-tratos, previsto em lei, e pode resultar em multa. 

A população deve garantir abrigo adequado, água limpa e proteção contra as intempéries. Denúncias podem ser feitas à Fiscalização de Maus-Tratos pelo telefone (53) 9 9157 1133. 

Nova rodada de temporais  

Uma frente fria vai avançar neste sábado (23) pelo Sul do Brasil, trazendo uma nova rodada de chuva forte e temporais para o Rio Grande do Sul. 

Antes dela, o estado gaúcho está sob influência de uma frente quente que provocou instabilidade no Sul e no Leste. O fenômeno é impulsionado por uma corrente de jato de baixos níveis, que também gera ventos fortes do quadrante Norte. 

A massa de ar frio vem do Chile, e provocou neve rara em Santiago. Tudo começa no Sul. Mas já neste sábado, o sistema se deslocará de Sul para Norte, levando instabilidade a todo o Rio Grande do Sul, com risco de chuva intensa e temporais.  

No domingo (24), a frente fria ainda provocará chuva no Norte e no Nordeste gaúcho, atingindo regiões como Alto Uruguai, Serra e Litoral Norte. Já no restante do Estado, o tempo melhora com a chegada do ar seco e frio.  

Diferentes 

A MetSul Meteorologia destaca que as características dos temporais vão mudar. Enquanto a frente quente trouxe muitos raios, granizo e precipitação forte, a frente fria tende a provocar principalmente chuva volumosa e ventos intensos, ainda que não sejam esperados vendavais generalizados.  

Queda de temperatura  

Além da instabilidade, a frente fria trará uma queda expressiva nas temperaturas. Neste sábado, os termômetros devem despencar. Isso até o final do dia, com mínimas perto ou abaixo de 10°C em muitas cidades. Na segunda-feira, 25, a mínima na Rainha da Fronteira fica em 3°C.  


Corrida Fantástica abriu programação da Semana da Pessoa com Deficiência Anterior

Corrida Fantástica abriu programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Governo anterior recusou R$ 1 milhão em telhas Próximo

Governo anterior recusou R$ 1 milhão em telhas

Deixe seu comentário