BAGÉ WEATHER

Pecuária Sul

Cinquentenário da Embrapa destaca história e novos desafios

Leonardo Hostin imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Solenidade oficial de aniversário será no dia 13 de junho

A Embrapa Pecuária Sul completará 50 anos em 2025 e lançou o projeto “Embrapa Pecuária Sul 50 Anos – Novos desafios, uma só história” para marcar a data. A iniciativa propõe uma série de ações comemorativas que incluem eventos técnicos, lançamentos de tecnologias e publicações, produções audiovisuais, atividades sociais e um dia de campo especial. A instituição, em Bagé, pretende usar a ocasião para valorizar sua trajetória e reforçar seu compromisso com os desafios atuais e futuros da pecuária brasileira.  

O projeto destaca o papel histórico da Embrapa Pecuária Sul no fortalecimento da produção pecuária nos campos Sul-brasileiros e busca promover reflexões sobre temas como sustentabilidade, bem-estar animal, inclusão produtiva, saúde dos alimentos e rentabilidade. A primeira grande atividade pública será o Dia de Campo em 29 de maio de 2025, com estações temáticas voltadas à inovação tecnológica em áreas como forrageiras, genética, sistemas integrados e serviços ecossistêmicos.  

A solenidade oficial de aniversário será realizada em 13 de junho de 2025, com o lançamento da publicação 50 Anos em 50 Tecnologias e do documentário Embrapa Pecuária Sul 50 Anos. Ambos irão resgatar os principais marcos da instituição por meio de depoimentos de pesquisadores, aposentados e parceiros. O evento também incluirá homenagens a pessoas que contribuíram com a trajetória da unidade.  

Outras atividades previstas são ações nas escolas municipais, concursos de fotografia e carnes, eventos esportivos e a criação de um Memorial da Pesquisa Agropecuária, com objetos históricos e registros da atuação da instituição. Haverá ainda campanhas informativas nas redes sociais para desmistificar temas ligados à pecuária, como os impactos ambientais e nutricionais do consumo de carne.  

Com uma trajetória marcada por inovações, como o desenvolvimento da raça Brangus/Ibagé e o controle de parasitas em ovinos, a Embrapa Pecuária Sul continua atuando na busca por soluções sustentáveis. A unidade investe em tecnologias para melhoria de forrageiras, produtos cárneos, integração lavoura-pecuária-floresta, genômica e mitigação de gases do efeito estufa, mantendo seu compromisso com uma pecuária moderna e responsável. 

Cinquentenário da Embrapa destaca história e novos desafios Anterior

Cinquentenário da Embrapa destaca história e novos desafios

Estância do Sossego exibe excelência genética durante Mundial Braford Próximo

Estância do Sossego exibe excelência genética durante Mundial Braford

Deixe seu comentário