Atração
Ópera do RS estreia espetáculo natalino inédito em Bagé
Vitória Proença - Espetáculo utiliza recursos tecnológicos e garante imersão
A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) traz a Bagé um espetáculo inédito para celebrar o Natal Mágico do Pampa. No dia 20 de dezembro, às 21h, a praça Silveira Martins receberá a apresentação Vozes do Sul – Natal Pampeano da CORS, um concerto de cerca de uma hora que integra a programação promovida pela Prefeitura de Bagé, em parceria com o Governo do Estado e a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba).
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou o significado cultural da atração. Segundo ele, o Natal Mágico do Pampa busca devolver à cidade o brilho característico desta época, valorizando manifestações artísticas que ajudam a reforçar a identidade local. Ele mencionou que receber um espetáculo inédito da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul é celebrar a capacidade de transformar a cidade pela arte. "Queremos que cada bageense sinta que este é um Natal pensado para ele e ela, com grandes atrações e com o carinho que nossa comunidade merece”, afirmou.
O espetáculo foi criado para aproximar o público do universo lírico ao mesclar repertórios da ópera e da cultura pampeana. Flávio Leite, presidente da CORS e diretor artístico, explica que o objetivo é construir uma experiência sensível e acessível: “Quis conceber um repertório e linguagem artística que chegasse o mais próximo do coração das pessoas. Unir os dois mundos (o lírico e o regionalista) para encantarmos a cidade nesse espetáculo me pareceu o caminho mais natural”.
Nascido em Bagé, Flávio destaca a emoção de retornar à terra natal para esta apresentação. “A minha expectativa pessoal é a de cantar 'em casa', pois apesar de estar fora de Bagé há mais de 25 anos, minha família mora na cidade e tenho grandes amigos e parceiros da arte na cidade. É uma alegria imensa levar pela primeira vez um espetáculo da Companhia de Ópera do RS à nossa cidade”, afirmou.
Com cinco cantores líricos, piano e uma proposta cênica especialmente desenvolvida pela artista visual Vitória Proença, o espetáculo utiliza recursos tecnológicos para criar múltiplos cenários e ampliar a imersão do público.
Deixe seu comentário