Reforço
Saúde adquire dois espirômetros para diagnóstico de doenças respiratórias
Arquivo Prefeitura - Objetivo é a prevenção e o cuidado com pacientes com sintomas ou histórico de doenças
A Secretaria de Saúde vai ampliar a estrutura de diagnóstico de doenças respiratórias com a aquisição de dois espirômetros. Os novos equipamentos, que serão integrados de forma permanente à rede pública, vão fortalecer a prevenção e o cuidado com pacientes com sintomas ou histórico de doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
A ação é resultado da continuidade da parceria com o Programa Abraçar, da empresa Boehringer Ingelheim, que atua na qualificação técnica das equipes e oferece suporte no enfrentamento de doenças respiratórias crônicas. O novo plano de trabalho foi alinhado em reunião realizada na terça-feira (23) com o secretário de Saúde Gilson Machado, a gerente da Atenção Especializada Letícia Bruni e técnicos da pasta.
Segundo Letícia, está previsto para o final de agosto um mutirão de espirometria, com meta de atendimento a até 150 pacientes. Ela destacou que os espirômetros próprios trarão mais autonomia e agilidade para a rede municipal, permitindo diagnósticos mais rápidos e eficientes.
Além dos equipamentos, a parceria inclui a capacitação de pelo menos 50% das equipes de Saúde da Família, implantação de protocolos clínicos e apoio remoto de profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos. O município conta com 27 equipes de Saúde da Família, com suporte da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O secretário Gilson Machado ressaltou que a iniciativa representa um avanço importante no cuidado com a população, especialmente os idosos, mais suscetíveis às doenças respiratórias.
Atendimento à população
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé criou um canal direto de escuta entre a gestão e a população, com o objetivo de fortalecer a humanização no atendimento e ampliar o diálogo com os usuários do sistema de saúde.
A iniciativa prevê atendimento semanal com o secretário Gilson Machado, sempre às quintas-feiras, a partir das 13h30min, na sede da secretaria, na rua 20 de Setembro, 1216. Para participar, é necessário agendar horário pelo telefone (53) 3247 3353.
A proposta é permitir que a comunidade leve pessoalmente dúvidas, sugestões, reclamações e outras demandas relacionadas à saúde pública municipal, promovendo maior transparência e aproximação entre gestão e usuários.
Deixe seu comentário