Operação
Verão Total 2025/2026 terá início em outubro

Rodrigo Ziebel - Ação vai ter reforço policial
O Governo do Rio Grande do Sul instituiu, por decreto, a Operação Verão Total 2025/2026, que ocorrerá de 1º de outubro de 2025 a 15 de abril de 2026. Nos primeiros meses, a iniciativa vai integrar ações de diferentes órgãos estaduais para garantir a prestação de serviços públicos, com foco especial no período de maior movimentação de turistas, entre dezembro e março.
As atividades abrangerão todo o Estado, com atenção especial ao Litoral Norte e Sul, à Serra, à Fronteira e aos municípios com lagoas e balneários. Coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador, a operação contará com reuniões mensais para alinhar estratégias entre as secretarias e órgãos envolvidos, visando respostas rápidas às demandas sazonais e melhorias permanentes nas localidades atendidas.
“O Verão Total mostra a força do trabalho coletivo do governo. Mais do que atender às demandas da alta temporada, buscamos resultados que permaneçam no dia a dia, beneficiando moradores, veranistas e turistas. Nosso compromisso é garantir segurança, mobilidade, saúde e lazer com qualidade, mostrando que o Estado está presente e próximo das pessoas”, afirma o vice-governador Gabriel Souza.
A operação atuará em cinco eixos: mobilidade, segurança pública, desenvolvimento econômico, bem-estar social e comunicação. Entre as medidas previstas estão reforço de efetivos da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, ações de saúde e educação, monitoramento de estradas e transporte público, além de postos de atendimento integrado para facilitar o acesso da população e dos turistas.
Os serviços também incluem fiscalizações sanitárias, monitoramento da balneabilidade, atividades gratuitas de esporte e lazer, obras de melhorias da mobilidade, ações de fomento ao turismo e ofertas de empregos. Para os municípios com maior fluxo de visitantes, o Corpo de Bombeiros Militar criará coordenações locais, garantindo que cada região receba atenção conforme suas necessidades específicas.
Deixe seu comentário