BAGÉ WEATHER

Observatório

Sistema prisional gaúcho tem 555 apenados que se declaram LGBTI+

Wilson Dias -

O Observatório do Sistema Penal, vinculado à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, divulgou um novo boletim técnico com dados sobre a população LGBTI+ privada de liberdade no Estado. A publicação foi lançada durante o Seminário de Políticas da Diversidade no Sistema Prisional, realizado em 2025, como parte das ações alusivas ao mês do Orgulho LGBTI+, celebrado em junho.  

O boletim, elaborado pela Assessoria Técnica da SSPS, apresenta o perfil da população LGBTI+ no sistema prisional, com base nos registros do Sistema Infopen RS — banco informatizado utilizado pela Polícia Penal — e em levantamentos periódicos realizados diretamente nos estabelecimentos prisionais.  

De acordo com o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, o levantamento contribui para qualificar a gestão e o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. “Por meio dessas informações, conseguimos aprofundar o olhar sobre essa parcela da população e desenvolver ações direcionadas e qualificadas de tratamento penal”, destacou o secretário.  

As informações sobre mulheres lésbicas, homens gays, pessoas bissexuais, transexuais, travestis e intersexo privadas de liberdade são organizadas pela Divisão de Atenção às Mulheres e Grupos Específicos (Diamge), vinculada ao Departamento de Tratamento Penal da Polícia Penal.  

O levantamento, realizado em 31 de março, identificou que 555 pessoas privadas de liberdade se autodeclaram LGBTI+, o que representa 1,1% da população carcerária do Estado, que naquele período somava 48.610 pessoas. A análise também considerou casos de co-identificação, em que o indivíduo se reconhece em mais de uma identidade de gênero ou orientação sexual. 


Abandono de idoso terá pena maior Anterior

Abandono de idoso terá pena maior

Operação Protetores de Divisas prende suspeito de tráfico Próximo

Operação Protetores de Divisas prende suspeito de tráfico

Deixe seu comentário