No RS
Polícia Civil alerta para aumento do “Golpe dos Nudes”
Um golpe que combina estelionato e extorsão tem se tornado cada vez mais comum no Rio Grande do Sul e em outras regiões do Brasil: o chamado “golpe dos nudes”. Ele geralmente começa com um perfil atraente, muitas vezes feminino, enviando convites de contato pelas redes sociais.
Ao aceitar a solicitação, a vítima passa a receber mensagens cada vez mais íntimas, com pedidos de fotos ou vídeos de cunho erótico. Depois que o material é enviado, outro golpista entra em cena, exigindo dinheiro sob ameaça de exposição das imagens ou fingindo ser autoridade para pressionar o pagamento.
Segundo o delegado Eibert Henriques de Sena Moreira Neto, diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), os principais alvos são homens, geralmente casados, por serem considerados mais vulneráveis à chantagem. “A vítima, com medo da exposição ou de suposta ação policial, acaba pagando os valores exigidos”, explica.
O golpe pode gerar prejuízos altos, com casos em que vítimas chegam a perder centenas de milhares de reais. Conforme o delegado, a maioria dos criminosos atua no Rio Grande do Sul, mas as vítimas podem estar em outros Estados, o que exige cooperação entre diferentes polícias estaduais.
Recentemente, o Dercc apoiou investigações de outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, em casos semelhantes, reforçando a necessidade de alerta e prevenção para evitar cair nesse tipo de crime.
Deixe seu comentário