BAGÉ WEATHER

No semestre

Operação Desmanche apreende mais de 965 toneladas de sucatas

Pablo Cardoso - Operação Desmanche foi criada em 2016

A Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos no combate ao comércio ilegal de peças automotivas. Em 18 ações realizadas entre janeiro e junho, foram apreendidas 965 toneladas de sucatas em diferentes regiões do Estado — aumento de 134% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o total recolhido foi de 412 toneladas.  

Criada em 2016, a operação é uma iniciativa permanente que integra forças de segurança estaduais, com o objetivo de reprimir o desmanche clandestino de veículos e a comercialização de peças de origem suspeita. Além das apreensões, os dados da primeira metade de 2025 revelam crescimento significativo em outros indicadores de fiscalização.  

O número de empresas inspecionadas cresceu 210%, saltando de 11, no primeiro semestre de 2024, para 34 neste ano. A quantidade de municípios atendidos também teve alta de 111%, passando de nove para 19. As ações resultaram em 10 prisões, 43% a mais que no mesmo período do ano anterior.  

Segundo o coordenador da operação, tenente-coronel Jefferson Eroni, a continuidade das ações tem sido essencial para a redução dos índices de criminalidade no Estado, especialmente os relacionados ao roubo de veículos. Ele destaca que o trabalho conjunto e permanente das forças de segurança tem impacto direto na queda dos crimes patrimoniais.  

"A Operação Desmanche tem atuação preventiva e repressiva, e seu papel é fundamental para combater o comércio ilegal de peças e, por consequência, reduzir os crimes envolvendo veículos. Os resultados mostram que essa estratégia tem dado certo", afirmou Eroni. 


Cães atuam no combate ao tráfico e criam laços de confiança com policiais Anterior

Cães atuam no combate ao tráfico e criam laços de confiança com policiais

Próximo

Obituário

Deixe seu comentário