BAGÉ WEATHER

Mute

Operação apreende 650 celulares e revistou mais de cinco mil celas

Divulgação Senappen - Mais de quatro mil policiais atuaram 

A 8ª fase da Operação Mute resultou na apreensão de 650 aparelhos celulares durante revistas realizadas em 133 estabelecimentos prisionais em todo o Brasil. Somando as oito etapas da operação, foram retirados 6.924 celulares usados para comunicação ilícita dentro dos presídios do país. A Operação Mute é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as polícias penais e administrações penitenciárias dos estados e do Distrito Federal.  

Nesta fase, a ação ocorreu nas 27 unidades federativas, com a participação de 4.321 policiais penais estaduais e federais, que vistoriaram 5.107 celas. Além das revistas, algumas polícias penais realizaram operações de recaptura, com 15 foragidos recuperados durante essa etapa. A Mute é a maior operação promovida pela SENAPPEN no combate ao crime organizado, tanto pelo número de estados envolvidos quanto pela quantidade de policiais e unidades prisionais vistoriadas.  

Embora o foco principal seja a apreensão de celulares, a Operação Mute também combate a entrada de diversos objetos proibidos nas prisões. Ao longo das oito fases, foram apreendidos valores em dinheiro, drogas, armas, explosivos, facões, estimulantes sexuais, videogames e balanças de precisão, além de detectadas grades cerradas e um túnel de fuga em uma das unidades.  

A SENAPPEN destaca que a Operação Mute vai além da apreensão de itens ilegais, consolidando a presença do Estado no sistema prisional e reforçando a segurança pública por meio de ações estratégicas e coordenadas que visam interromper as comunicações ilícitas e as articulações criminosas lideradas de dentro das prisões. 

Monitoramento Eletrônico reúne diretores dos Institutos Penais Anterior

Monitoramento Eletrônico reúne diretores dos Institutos Penais

Homem é preso com arma, droga e dinheiro após tentar fugir Próximo

Homem é preso com arma, droga e dinheiro após tentar fugir

Deixe seu comentário