Quinzena terá chuva intensa, temporais e alternância de temperaturas
Destaque
Ocorrências Online da Polícia Civil gaúcha ultrapassam 516 mil registros

Divulgação Polícia Civil - Boletim de Ocorrência Online foi criado em 2022
A Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul concentra atualmente cerca de 40% de todos os Boletins de Ocorrência (BOs) registrados no estado. No ano passado, dos quase 1,5 milhão de registros efetuados pela Polícia Civil, pouco mais de 516 mil foram realizados pela plataforma online, representando 36,2% do total.
O número de registros online cresce a cada ano. Em 2025, o percentual de ocorrências registradas via DOL já chega a quase 38%, considerando os dados compilados até julho. Isso evidencia a importância da modalidade, em operação desde 2002.
“A DOL, desde sua criação, passou por diversas áreas da Polícia Civil até atingir o atual patamar, com um volume expressivo de ocorrências. No início, apenas alguns tipos de fatos podiam ser registrados online. Hoje, a plataforma abrange uma ampla gama de situações, desde perdas de documentos e acidentes de trânsito sem lesões, até casos de estelionato, pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), abigeato, ameaças e diversas outras ocorrências sem violência. Essa expansão fez com que, em 10 anos, a participação de registros online subisse de 8% para quase 40% do total”, explica a delegada titular da DOL, Viviane Francisco Pinto.
Atualmente, casos violentos como homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículos, além de desaparecimento de crianças e adolescentes, não podem ser registrados online, permanecendo restritos às delegacias físicas.
A relevância da DOL aumentou significativamente durante a pandemia, quando os registros online se tornaram essenciais devido à restrição da circulação de pessoas. Desde então, a plataforma vem se especializando, com unidades dedicadas, como a Delegacia de Polícia Online da Mulher (2022), que este ano passou a permitir pedidos de Medidas Protetivas de Urgência; a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol), criada em 2023; e a mais recente, a Delegacia de Polícia Online da Diversidade, inaugurada em 2022.
Deixe seu comentário