BAGÉ WEATHER

Estado

Mais de 29 mil presos já foram vacinados contra a Influenza

Mais de 29 mil pessoas privadas de liberdade no Rio Grande do Sul foram vacinadas contra a gripe no primeiro semestre de 2025. O imunizante utilizado foi a vacina trivalente contra os vírus Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2) e Influenza B, produzida pelo Instituto Butantan e distribuída pelo SUS.  

A cobertura vacinal atingiu cerca de 80% da população dos regimes fechado e semiaberto, estimada em 35 mil pessoas. Segundo o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, o objetivo é evitar que os presídios se tornem focos de disseminação de doenças que também podem atingir a população externa.  

Pessoas privadas de liberdade e servidores das casas prisionais estão entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização gratuita busca reduzir casos graves de gripe, hospitalizações e mortes, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade.  

A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, destaca que a vacinação no sistema prisional tem papel crucial diante das condições que favorecem surtos, como aglomeração, pouca ventilação e acesso precário à saúde. Muitas dessas pessoas também têm comorbidades e histórico de baixa cobertura vacinal.  

Rita ressalta que a ação reforça o compromisso da Polícia Penal com a saúde pública. “Vacinar não protege apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. Nos presídios, onde o risco de contágio é elevado, essa medida é fundamental para prevenir surtos e garantir o direito à saúde”, afirmou. 


PRFs são capacitados para uso de arma de choque Anterior

PRFs são capacitados para uso de arma de choque

Próximo

Adolescente acusado de homicídio é apreendido em Santa Catarina

Deixe seu comentário