BAGÉ WEATHER

Segurança

Mainardi propõe criação de Gabinete Integrado de Fronteira

Maíra Gonçalves - Ideia é que Bagé seja a sede

Com o objetivo de reforçar a segurança na região de fronteira, a Prefeitura de Bagé apresentou ao Governo Federal a proposta de criação de um Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), com sede no município. A proposta visa reunir representantes dos governos federal, estadual e municipais, além de órgãos de segurança pública, para coordenar ações de prevenção, fiscalização e repressão a crimes em áreas de fronteira.  

A iniciativa foi discutida em Brasília, no dia 30 de abril, durante reunião entre o prefeito Luiz Fernando Mainardi e o coordenador-geral do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), tenente-coronel Dayve Moraes Piva. A proposta está alinhada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que busca fortalecer a gestão de recursos humanos e a infraestrutura voltada ao combate de crimes transfronteiriços. 

O coordenador da Defesa Civil de Bagé, Hector Bastide, que também participou da reunião, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança para enfrentar crimes como tráfico de drogas e contrabando de agrotóxicos na fronteira com o Uruguai. A proposta visa facilitar essa articulação entre as diferentes esferas de governo e instituições. 

Por orientação do prefeito, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, deverá intensificar o diálogo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o GSI, além de visitar gabinetes de fronteira considerados referência no país. Também será promovido um processo de articulação regional, com esclarecimento da proposta a outros municípios interessados.

Mulher é presa por tentar matar outra em um bar Anterior

Mulher é presa por tentar matar outra em um bar

Operação Amparo prende dois por estupro Próximo

Operação Amparo prende dois por estupro

Deixe seu comentário