Destaque
IGP cria Núcleo de Busca Ativa para agilizar destinação de corpos
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul instituiu o Núcleo de Busca Ativa (NBA), conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira. O núcleo é formado por peritos criminais, com apoio de assistentes sociais e psicólogos do Serviço Psicossocial do IGP, e tem como objetivo acelerar a destinação de corpos, remanescentes humanos e vestígios antropológicos sob custódia do Estado na esfera criminal.
A equipe realiza consultas a bancos de dados para identificar familiares de remanescentes ainda não reclamados, conduz entrevistas com parentes de pessoas desaparecidas, coleta provas de vida, acompanha processos judiciais relacionados a sepultamentos e mantém os registros de desaparecidos constantemente atualizados.
O NBA surgiu a partir de demandas do Departamento Médico-Legal (DML) de Porto Alegre e teve atuação intensificada durante o desastre climático de 2024. Atualmente, também atende solicitações de outros estados.
Além disso, o núcleo orienta o Serviço Psicossocial do DML na comunicação com familiares, incluindo encaminhamentos à Divisão de Genética Forense, agendamentos no necrotério e repasse de informações essenciais. Em alguns casos, a própria equipe entra em contato direto com os familiares. O núcleo também realiza atividades administrativas que dão suporte aos setores periciais, garantindo que a identificação e o reencontro entre familiares e pessoas periciadas ocorram de forma mais ágil.
O contato com o Núcleo de Busca Ativa pode ser feito pelo e-mail busca-ativa@igp.rs.gov.br.
Deixe seu comentário