Todo Brasil
Cinema chega a presídios com foco na reintegração social
Entre os dias 14 e 18 de julho, 54 unidades prisionais em todo o Brasil receberão a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional, que busca promover cidadania e pensamento crítico entre pessoas privadas de liberdade. A ação, que deve alcançar mais de 5 mil internos, leva curtas-metragens, rodas de conversa e dinâmicas educativas às penitenciárias.
A iniciativa integra a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o tema “Viver com dignidade é direito humano”. A coordenação nas unidades prisionais é da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em parceria com órgãos estaduais e distritais do sistema penitenciário.
Além de estimular o debate e a reflexão sobre direitos humanos, as sessões de cinema têm caráter educativo e cultural, contribuindo para a reintegração social. Os presos que participarem voluntariamente das atividades também poderão receber o benefício da remição de pena, conforme a legislação penal brasileira.
A Mostra faz parte de uma série de ações do Plano Pena Justa, que articula diferentes instituições, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Universidade Federal Fluminense, Organização dos Estados Ibero-Americanos, Conselho Nacional de Justiça e ONU, por meio do programa Fazendo Justiça.
A proposta está alinhada com as metas do Plano Nacional Pena Justa, que prevê a inclusão de atividades culturais, esportivas e de lazer nos planos estaduais de educação para promover equidade racial e de gênero no sistema prisional.
Deixe seu comentário