BAGÉ WEATHER

Em Esteio

Embrapa destaca tecnologias para clima e recuperação rural

A Embrapa participa da 48ª Expointer, em Esteio (RS), até o dia 7 de setembro de 2025, apresentando mais de 30 tecnologias desenvolvidas por quatro unidades de pesquisa. Entre os destaques estão soluções voltadas à mitigação dos efeitos climáticos adversos e à recuperação dos sistemas produtivos do Rio Grande do Sul, incluindo uma publicação sobre riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha, um aplicativo para manejo de água e nutrientes na cultura da maçã e uma nova seleção de vinhos.

O foco da participação da Embrapa está alinhado ao plano Recupera Rural RS, criado em parceria com a Plataforma Colaborativa Sul, envolvendo sete unidades da Embrapa da região Sul para o desenvolvimento de inovações que enfrentem mudanças climáticas. Tecnologias e cultivares forrageiras também são apresentadas junto à Emater/RS-Ascar, destacando sistemas de plantio de pastagens para aumentar a resiliência produtiva.

A presença institucional ocorre no estande do Pavilhão Internacional, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), contando ainda com participação dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O espaço permite ao público conhecer tecnologias e soluções aplicáveis ao setor agropecuário.

Um dos pontos centrais da Expointer são as formalizações de parcerias. No dia 5 de setembro, a Embrapa Pecuária Sul e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema) firmaram acordo para pesquisas focadas na mitigação de emissões de gases de efeito estufa na pecuária, promovendo produção de carne bovina sustentável e contribuindo para a agenda de descarbonização.

Já a Embrapa Clima Temperado assinou outras quatro parcerias, incluindo iniciativas com o Ministério Público do RS, a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do RS (Apassul), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz). Entre os objetivos estão avaliação de áreas prioritárias para recuperação ambiental, fortalecimento do melhoramento genético de arroz irrigado, apoio à agricultura familiar e agroecologia, e a continuidade da Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas até 2036.


Vencedores do Freio de Ouro serão conhecidos neste sábado Anterior

Vencedores do Freio de Ouro serão conhecidos neste sábado

Dia da Independência mobilizará mil militares em Bagé Próximo

Dia da Independência mobilizará mil militares em Bagé

Deixe seu comentário