Ensino e pesquisa
Siepe da Unipampa retorna a Bagé após 11 anos

Ronaldo Estevan - Comunidade acadêmica está mobilizada para receber participantes de todos os campi
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para a 17ª edição do Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que será realizado de 4 a 6 de novembro no campus Bagé. O tema deste ano é “Ciência, Comunidades e Sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”, propondo reflexões sobre conhecimento, território e preservação ambiental.
O evento contempla diversas modalidades de participação, como Iniciação Científica de Nível Médio, Graduação, Pós-graduação, Servidores e Comunidade Externa. Entre as novidades, estão as categorias específicas para mães cientistas, com possibilidade de apresentações on-line, e para alunos da Educação a Distância (EaD).
Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Inclusão e Direitos Humanos. Esta última, novidade da edição, busca valorizar projetos voltados à garantia de direitos de grupos historicamente marginalizados. A submissão de trabalhos deve ser feita até 8 de setembro no Portal de Eventos Institucionais.
As inscrições também estão abertas para avaliadores, que precisam ter ensino superior e, no mínimo, especialização. Haverá certificação e, em alguns casos, participação obrigatória de orientadores de bolsas de iniciação científica. Outra atração é o Prêmio Cardeal Amarelo, que reconhecerá seis trabalhos, um de cada categoria.
O campus Bagé volta a sediar o Siepe após 11 anos, mobilizando a comunidade acadêmica para receber participantes de todos os campi da Unipampa. Segundo o diretor Pedro Dorneles, o evento fortalece a integração institucional, fomenta a economia local e consolida novas parcerias em ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer uma infraestrutura renovada para garantir uma experiência acadêmica enriquecedora.
Deixe seu comentário