Destaque
Educação gaúcha é segunda melhor do país no Enem
A Rede Estadual do Rio Grande do Sul alcançou o segundo lugar no ranking das melhores escolas públicas do Brasil no Enem 2024, segundo análise do Centro de Educação Baseado em Evidências (Cebe). O Estado também lidera em número de escolas entre as 50 mais bem colocadas, com 12 instituições, superando São Paulo e Paraná.
No cenário geral, considerando redes públicas e privadas, o Rio Grande do Sul ficou em quinto lugar nacional. Desde 2014, a rede estadual gaúcha figura entre as três primeiras colocadas.
Entre os destaques individuais, o Colégio Estadual Tiradentes, de Ijuí, obteve a maior média do país, com 716,4 pontos. Já a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena, conquistou o primeiro lugar entre as escolas públicas de acesso irrestrito, além de ficar em sétima posição no ranking geral da rede estadual.
Os bons resultados, para o Piratini, também se devem à campanha Vamo pra Cima, que mobilizou estudantes e garantiu recorde de inscrições no exame: mais de 70 mil alunos da rede estadual e municipal participaram, contra 26 mil em 2023. A iniciativa envolveu aulões on-line, caravanas regionais, materiais de estudo e apoio logístico no dia da prova.
A análise por coordenadorias regionais apontou a 36ª CRE, de Ijuí, como a de melhor média geral, enquanto a 4ª CRE, de Caxias do Sul, teve os resultados mais homogêneos e a 2ª CRE, de São Leopoldo, alcançou a maior mediana. O número de participantes também foi o maior desde 2018, com mais de 35 mil inscritos da rede estadual realizando as provas.
Deixe seu comentário