Programa
Seduc abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

Reprodução Senac - Participação é de caráter voluntário
A Secretaria da Educação (Seduc) anunciou a abertura de seleção para alfabetizadores populares e intérpretes de Libras que irão atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). As inscrições seguem abertas até o dia 8 de julho e os selecionados receberão um auxílio financeiro de R$ 1,2 mil, pago pelo Ministério da Educação.
O edital prevê o preenchimento de até 109 vagas para alfabetizadores, além da formação de cadastro reserva para intérpretes de Libras, que serão convocados conforme a demanda de turmas com estudantes surdos. A iniciativa busca atender jovens, adultos e idosos não alfabetizados, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Para concorrer às vagas de alfabetizador, é necessário ter ensino médio completo e experiência comprovada em alfabetização. No caso dos intérpretes de Libras, além da experiência, é exigida formação específica na área. Todos os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos. Servidores públicos também podem participar, desde que a atuação no programa não interfira em suas funções regulares.
O processo seletivo será realizado por meio da análise de currículo e documentação, conforme critérios estabelecidos no edital. O resultado final será divulgado no site da Seduc no dia 11 de julho. As atividades com as turmas têm início previsto para o dia 14 de julho.
A participação no programa é de caráter voluntário, sem vínculo empregatício com a Seduc ou o PBA. Entretanto, os alfabetizadores e intérpretes selecionados receberão o auxílio financeiro mensal como apoio para despesas pessoais. Durante a execução do programa, os voluntários também participarão de atividades de formação inicial e continuada.
O edital completo e o link para inscrição estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.
Deixe seu comentário