Atenção
Prazo para pedir isenção do Enem termina sexta-feira

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Resposta final será publicada dia 22 de maio
Estudantes interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta sexta-feira, 25 de abril, para fazer o pedido. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, com acesso via login na plataforma gov.br. O mesmo prazo vale para os candidatos que precisam justificar a ausência na edição de 2024, o que é necessário para quem deseja nova isenção, mas não compareceu às provas anteriores.
A gratuidade é garantida para quem se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios: estar matriculado na terceira série do Ensino Médio em escola pública, ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, ou estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que considera situação de vulnerabilidade econômica.
Além de ser um importante instrumento de avaliação da Educação Básica, o Enem é também a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. As notas do exame são utilizadas em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o Fies, que oferecem vagas e financiamentos em universidades públicas e privadas em todo o país.
No Rio Grande do Sul, mais de 279 mil estudantes se inscreveram no Enem de 2024, sendo 70 mil concluintes da rede pública estadual. O dado reforça a importância da isenção para garantir o acesso de estudantes de baixa renda ao exame, contribuindo para a democratização do ensino superior.
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Caso necessário, será possível entrar com recurso entre os dias 12 e 16 do mesmo mês. A resposta final será publicada em 22 de maio. Todas as regras e exigências estão detalhadas no edital 18/25 do Inep.
Deixe seu comentário