Mudança
Bidart se torna Centro de ensino para Jovens e Adultos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Já há 120 alunos matriculados
A partir de 2025, a EMEF Fundação Bidart se tornará centro de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mudança visa centralizar os alunos da modalidade em um único local, com o objetivo de melhorar o acesso à educação, reduzir a evasão escolar e oferecer melhores condições pedagógicas, como destacou a Educação do município. Inicialmente, 120 alunos estão matriculados. A secretária municipal de Educação, Caren Castencio, destaca que a medida visa responder aos desafios da EJA, como a alta evasão, especialmente no inverno, e a dificuldade de frequência devido às rotinas de trabalho e responsabilidades familiares dos alunos.
A criação da Escola Pólo tem como objetivo otimizar os recursos e melhorar o apoio pedagógico aos alunos. Com a centralização dos estudantes no Bidart, será possível oferecer mais suporte e criar uma estrutura mais robusta para a EJA. A logística do transporte também será aprimorada. A ideia é reduzir os custos elevados que surgiam devido aos múltiplos trajetos de deslocamento. A nova estrutura contará com biblioteca e laboratório de informática, além de um grupo de quatro profissionais para orientação e apoio aos alunos.
Entre os recursos oferecidos, estão rodas de conversa e círculos de paz, com o objetivo de fortalecer a motivação dos alunos e ajudá-los com as dificuldades enfrentadas. A mudança busca também melhorar a qualidade do ensino, em um ambiente mais estruturado e dedicado para os estudantes da EJA, que muitas vezes enfrentam desafios específicos devido à conciliação com o trabalho e as responsabilidades familiares.
O transporte escolar será organizado por meio de roteiros específicos para cada grupo de alunos, para garantir maior eficiência e segurança no deslocamento. Os novos trajetos sairão de pontos estratégicos e seguirão até a EMEF Bidart. Cada ponto de partida terá horários e rotas definidos. Tudo para facilitar o transporte dos alunos de diferentes regiões da cidade. Por exemplo, os alunos da EMEF Carlos Mário terão um ônibus saindo da EMEF Mallet às 18h, enquanto os da EMEF São Pedro pegarão o transporte na EMEF Creusa Giorgis, também às 18h.
Deixe seu comentário