BAGÉ WEATHER

Visita técnica

Agroindústrias de Bagé se preparam para ampliar mercado

Gabriel Marques imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Casa do Mel está pronta para se credenciar

Bagé tem como meta ampliar a presença das agroindústrias locais em novos mercados ao incentivar a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Essa estratégia visa fortalecer a economia local por meio da abertura de comércio intermunicipal, ampliando as oportunidades para produtores da região.  

Para viabilizar essa expansão, representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação visitarão Bagé na primeira quinzena de maio. A ação terá caráter orientativo, com o objetivo de analisar os estabelecimentos locais e identificar as adequações necessárias para que mais agroindústrias possam se integrar ao Susaf.  

Segundo a coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Luana Lederhans, Bagé já possui adesão ao Susaf, e quatro agroindústrias da cidade estão prontas para se credenciar formalmente — três do setor de carnes e a Casa do Mel. A visita técnica servirá para alinhar os próximos passos e esclarecer dúvidas sobre o processo.  

O secretário de Desenvolvimento Rural, Edegar Franco, destaca que a ação será decisiva para ampliar os canais de comercialização dos produtos bageenses. Ele acrescenta que outras agroindústrias já demonstraram interesse em buscar o credenciamento, o que pode aumentar o número de participantes nas próximas etapas.  

Atualmente, mais de 20 agroindústrias de Bagé são fiscalizadas pelo SIM e cumprem integralmente as exigências sanitárias. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural é que esse número cresça com a inclusão de pelo menos mais 10 estabelecimentos até o próximo ano, impulsionando ainda mais o setor agroindustrial do município. 

Agroindústrias de Bagé se preparam para ampliar mercado Anterior

Agroindústrias de Bagé se preparam para ampliar mercado

Colheita do arroz avança e ultrapassa 79% da área no RS Próximo

Colheita do arroz avança e ultrapassa 79% da área no RS

Deixe seu comentário