RS bate recorde de inscritos no exame para pessoas privadas de liberdade
Celebração
Tributo marca os 214 anos de Bagé com homenagem a Jerônimo Jardim

- Artista é considerado um dos grandes nomes da indústria
A música e a poesia de Jerônimo Jardim emocionaram o público que lotou o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) na noite de sexta-feira (18), em um concerto especial que integrou a programação dos 214 anos de Bagé. O espetáculo “Tributo a Jerônimo Jardim” celebrou o legado de um dos grandes nomes da música brasileira, reunindo artistas bageenses em uma homenagem carregada de afeto e reconhecimento.
Com curadoria e direção artística de Sávio Machado, o evento teve como protagonistas os músicos do Trio Clave, que também comemoraram, na ocasião, os 25 anos de carreira. O palco ainda recebeu as participações especiais de Tiago Cesarino e Loraine Machado, somando vozes e acordes a um repertório que destacou a força lírica e o engajamento de Jerônimo Jardim.
Presente na apresentação, o secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, ressaltou a conexão profunda entre Bagé e a trajetória do artista, lembrando que Jardim, embora natural de Porto Alegre, sempre se considerou bageense. “Tenho certeza de que a subjetividade deste território foi determinante para a produção e a obra que ouvimos até hoje”, afirmou Brito, agradecendo à família do músico, aos artistas envolvidos e ao público.
O concerto foi promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Pró-Santa Thereza e a Associação dos Amigos do Imba (Amimba). De acordo com Sávio Machado, a ideia é levar o espetáculo a outras cidades, como Porto Alegre, ampliando o alcance da homenagem.
Espaço de memória
Mais cedo, ainda na sexta-feira, a Prefeitura e a Associação Pró-Santa Thereza instalaram uma placa comemorativa na casa onde Jerônimo Jardim viveu parte da juventude, no Bairro Dois Irmãos. O imóvel passa agora a integrar o circuito de memória cultural de Bagé, como ponto de referência do legado deixado pelo artista.
Deixe seu comentário