As Altas Temperaturas no Brasil e no RS: O Alerta das Mudanças Climáticas
Iniciativa
Projeto Arte por Todo Canto leva cultura gratuita a Candiota

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - História é de um palhaço com medo de palhaços
O projeto Arte por Todo Canto chega a Candiota com apresentações teatrais e oficinas gratuitas para estudantes e professores da rede pública municipal. A iniciativa, patrocinada pela CMPC e viabilizada pela Lei Rouanet, busca democratizar o acesso à cultura por meio de atividades artísticas diversas. A programação começa no dia 30 de março com o espetáculo Clownstrofobia, que mistura comédia e emoção ao narrar a história de um palhaço que tem medo de palhaços.
As apresentações gratuitas ocorrem em dois momentos: no dia 30 de março, às 19h, na Praça Central Dario Lassance, e no dia 5 de abril, às 10h30min, no Ginásio Ordália Ferreira Barbosa, no Assentamento São Miguel. Durante a semana, serão realizadas oficinas de graffiti e muralismo para estudantes do Ensino Fundamental, além de uma formação voltada a professores sobre o uso do teatro como ferramenta pedagógica.
A oficina de graffiti e muralismo ocorre no Ginásio Vila Operária, no turno da tarde, e tem como objetivo ensinar técnicas de pintura e teoria das cores, além de resultar em um painel coletivo que ficará como legado para a cidade. Já a oficina teatral, ministrada na EMEF Neli Betemps, busca capacitar educadores para utilizar as artes cênicas como estratégia de ensino. Isso para um ambiente de aprendizado mais dinâmico.
O projeto é coordenado pelas produtoras culturais Cristiane Ostermann e Erica Buzelin e conta com a participação de artistas experientes. Marcus Vinicius, ator e bacharel em pintura, ministra a oficina de muralismo, enquanto Sergio Cesario, formado em Artes Cênicas e Letras, conduz a formação teatral para professores. O espetáculo Clownstrofobia é encenado pelo grupo mineiro, que atua há 40 anos no teatro infantil, Real Fantasia, com direção de Érica Lima.
Deixe seu comentário