Duo
Artistas apresentam projeto HABITE-SE

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta inclui ciclo de palestras
O duo de artistas formado por Ana Paula Caneda e Wagner Previtali apresenta o projeto HABITE-SE, uma iniciativa de arte contemporânea voltada à experimentação, educação e fruição artística. A proposta se estrutura em ações que convidam à reflexão sobre modos de vida, afetividade e pertencimento, utilizando práticas como caminhadas, vídeos, fotografias e oficinas.
Ana Paula é artista visual, professora de arte e curadora, com forte atuação em projetos sociais e educativos. Wagner é cineasta, produtor cultural e artista visual, com experiência em audiovisual, exposições e eventos artísticos. Juntos, eles desenvolvem atividades formativas com base em uma docência poética, criando espaços de diálogo e criação em comunidades e instituições de ensino.
O projeto HABITE-SE, conforme a divulgação, propõe ciclos de oficinas com foco em temas como deslocamento e identidade, a partir de práticas simples e sensíveis. As oficinas têm três formatos principais: “Desenhos do Cotidiano”, com foco em observação e desenho artístico; “Caminhada Poética”, baseada em percursos afetivos pela cidade; e “Tentativas de Habitar”, que introduz a linguagem da videoarte a partir de objetos afetivos e paisagens.
Em 2024, o duo realizou diversas ações, como o “Tentativas de Habitar Bagé” e o “Pop-UP de Natal”. Agora, com HABITE-SE, expandem suas propostas com foco em escolas e espaços de inclusão, utilizando a arte como ferramenta de transformação e expressão. A produção visual do DUO envolve também fotografias, videoarte, intervenções urbanas e instalações.
Com trajetórias sólidas e complementares, Ana Paula e Wagner unem experiência, pesquisa e ação para fomentar o acesso à arte e estimular o olhar criativo sobre o cotidiano. O duo, divulgou ainda, atua como um catalisador de experiências que cruzam arte, educação e convivência, contribuindo para a valorização da cultura local e da expressão individual.
Deixe seu comentário