BAGÉ WEATHER

Recurso

Scanner 3D agiliza análises do Instituto-Geral de Perícias

Leonardo Ambrósio - Equipamento ajuda nas análises dos peritos

No dia a dia do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a tecnologia é essencial para a investigação científica de crimes e ocorrências complexas. Para oferecer respostas rápidas e precisas, os peritos contam com equipamentos modernos que ampliam a capacidade de análise e registram detalhes que podem ser revisados posteriormente.

Um dos principais recursos utilizados é o scanner 3D Trimble X7, que permite perpetuar digitalmente cenas de crime, garantindo que os profissionais possam "voltar" ao local de forma virtual sempre que necessário. O dispositivo utiliza a tecnologia LIDAR (sigla em inglês para “Detecção e Alcance de Luz”) para capturar dados precisos de ambientes físicos.

Com o scanner 3D, é possível gerar modelos tridimensionais detalhados, nos quais os peritos podem navegar pelo computador, explorando ângulos e informações que enriquecem as investigações. O processo de coleta de dados começa com a colocação estratégica do equipamento no local e segue com a criação de uma “nuvem de pontos”, um conjunto de coordenadas que representa fielmente o espaço analisado.

A partir dessa nuvem de pontos, os profissionais podem medir distâncias, ângulos e áreas, permitindo análises detalhadas da cena. Em muitas situações, os scanners são usados junto a drones, garantindo uma varredura completa do local, especialmente útil em casos de acidentes aéreos ou incêndios, quando é necessário compreender a dinâmica dos fatos.

Além de apoiar os peritos da área de engenharia, os scanners 3D são aplicados na rotina da Divisão de Perícias Digitais, ampliando a precisão e a rapidez das análises realizadas pelo IGP.


Scanner 3D agiliza análises do Instituto-Geral de Perícias Anterior

Scanner 3D agiliza análises do Instituto-Geral de Perícias

Balada Segura aborda mais de 100 motoristas com bafômetro Próximo

Balada Segura aborda mais de 100 motoristas com bafômetro

Deixe seu comentário