BAGÉ WEATHER

Aprovado

Projeto inclui adolescentes de até 14 anos como vítimas de aliciamento

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que passa a incluir adolescentes de até 14 anos entre as vítimas do crime de aliciamento de crianças para a prática de ato sexual, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Atualmente, a pena para esse crime varia de um a três anos de prisão, além de multa. O projeto prevê aumento da pena de um terço a metade se o crime for cometido por meio de fraude ou qualquer artifício que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima. 

A relatora do projeto, Laura Carneiro, destacou que adolescentes de até 14 anos têm presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro de vulnerável, conforme o Código Penal, sendo incapazes de consentir com atos libidinosos. 

“Essa presunção visa proteger a formação física, psíquica e emocional da criança e do adolescente, impedindo que manipulação, sedução ou constrangimento influenciem sua livre manifestação de vontade”, explicou Carneiro. 


Golpe do bilhete premiado preocupa autoridades Anterior

Golpe do bilhete premiado preocupa autoridades

Próximo

Senado pode aprovar PEC das polícias científicas

Deixe seu comentário