Estado
Curso de Alto Risco forma 34 agentes da Polícia Penal

Rafa Marin - Alunos iniciaram os treinamentos no dia 21 de julho
A Polícia Penal realizou a formatura da 1ª edição do Curso de Escolta Prisional de Alto Risco (CEPAR) no Centro Administrativo de Contingência (CAC). A capacitação qualificou 34 novos interventores, que atuarão em escoltas de diferentes níveis de complexidade nas dez Regiões Penitenciárias do Estado, além das unidades especiais e dos grupos táticos.
Os treinamentos iniciaram em 21 de julho, na sede da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), em Charqueadas, e seguiram em locais como o Complexo Cultural do Porto Seco, a base do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e a Colônia Penal Agrícola (CPA). Ministrado por instrutores do Gaes, o curso teve duração de oito dias e carga horária de 157 horas/aula.
Organizada pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP) em parceria com o Gaes, a formação abordou conteúdos como atendimento pré-hospitalar, fundamentos da escolta, direção tática evasiva, algemação e condução, inteligência, sobrevivência administrativa e técnicas contra emboscadas. O foco foi preparar os agentes para situações críticas, exigindo preparo técnico, psicológico e físico.
Durante a solenidade, o diretor-geral da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, Felipe Trindade, representando o secretário Jorge Pozzobom, destacou o empenho da pasta na valorização dos servidores. “Iniciativas como essa vão ao encontro dos interesses da Secretaria em oferecer formação continuada, promover a excelência operacional e fortalecer a segurança no sistema penitenciário”, afirmou.
Deixe seu comentário