Tempo
Semana será de tempo instável em todo Estado

Divulgação Defesa Civil - Granizo e vento causaram danos no final de semana
De acordo com a MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul deve registrar precipitações todos ou quase todos os dias após o retorno da chuva no fim de semana, quando diversas cidades acumularam mais de 50 milímetros em apenas um dia. Essa instabilidade é consequência de uma frente fria que encontrou ar quente sobre o Estado, gerando volumes expressivos de chuva.
Nessa segunda-feira, a atuação da frente fria combinada a um centro de baixa pressão sobre o Paraguai manteve o tempo instável no território gaúcho, com chuva e garoa em diversas regiões. Na Campanha, o dia foi gelado. Já esta terça-feira deve marcar um breve período de melhora, com o avanço de ar seco e frio trazendo tempo firme e sol na maior parte do Estado, embora ainda haja possibilidade de precipitação leve no Leste da Serra e Litoral Norte.
Amanhã, quarta-feira, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade volta a aumentar na Metade Norte a partir da tarde, com chances de chuva isolada até o fim do dia. A quinta-feira deve ser um dos dias mais instáveis da semana, com a atuação de um novo centro de baixa pressão que deve provocar chuva em praticamente todo o Estado, exceto em alguns pontos do Oeste.
Já a sexta-feira também será marcada por instabilidade, principalmente na Metade Leste do RS, que segue sob influência de umidade trazida pela circulação do sistema de baixa pressão. Por outro lado, a Metade Oeste terá tempo seco, com predomínio de sol e ar frio de origem polar. No sábado, Porto Alegre e outras cidades do Leste ainda devem registrar precipitação em razão da continuidade da circulação ciclônica sobre o oceano.
Apesar da semana atual ser caracterizada por instabilidade, os modelos meteorológicos indicam que a próxima semana terá predomínio do tempo seco e dias ensolarados. Isso deve ocorrer devido à atuação de um centro de alta pressão e à chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar, prevista para o final desta semana.
Bagé registrou mais de 2,7 mil raios em 24 horas
A Rainha da Fronteira registrou um total de 2.762 raios entre meio-dia de sábado e o mesmo horário de domingo, e figurou entre as cidades do Rio Grande do Sul com a maior ocorrência. Ao todo, foram detectadas 283.968 descargas elétricas no território gaúcho no período analisado.
A maior concentração ocorreu em municípios do Centro ao Oeste do estado. São Borja liderou o ranking com 14.555 raios, seguido por São Francisco de Assis (10.075), Alegrete (9.543) e Santiago (9.162). Outras cidades com altos números incluem Itaqui, São Gabriel e Maçambará, todas com mais de sete mil registros.
A intensa atividade elétrica foi consequência de áreas de instabilidade severas, com nuvens de grande desenvolvimento vertical, ventos fortes e granizo. A MetSul Meteorologia utilizou dados do satélite GOES-19, operado pela NOAA e NASA, para monitorar o fenômeno, que teve seu pico da tarde de sábado até a madrugada de domingo, devido à combinação de calor intenso e a chegada de uma frente fria.
Deixe seu comentário