Provas do Cavalo Crioulo movimentam programação da Expointer
Negativas
Bagé tem a quinta menor temperatura do Estado

O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas negativas nessa terça-feira (5), principalmente na região Sul e Campanha, onde o tempo seco e aberto favoreceu a formação de geada. De acordo com dados de estações meteorológicas, o município de Pinheiro Machado, teve a menor temperatura do dia, com -0,7°C registrados por estação particular.
Com essa nova marca, o Estado já contabiliza 44 dias com mínimas abaixo de zero em 2025: foram três em abril, seis em maio, 17 em junho, 16 em julho e agora dois em agosto. A última ocorrência havia sido no dia 1º deste mês, com -1,8°C em São José dos Ausentes. Isso de acordo com a MetSul Meteorologia.
Outros municípios também tiveram temperaturas muito baixas nas primeiras horas da manhã. Hulha Negra registrou 0,6°C; Cerrito, -0,7°C; Dom Pedrito, 1,8°C; e Bagé, 1,9°C. Ainda registraram temperaturas baixíssimas os municípios de Pedro Osório, com 2,1°C; Jaguarão, com 2,7°C; Quaraí, com 2,8°C; São José dos Ausentes, com 2,9°C; Santana do Livramento, com 3,1°C; Herval, com 3,2°C; Piratini, com 3,3°C; e o vizinho Candiota, com 3,9°C.
Em outras cidades, as mínimas também foram baixas: Barra do Quaraí (4°C), São Gabriel (4,2°C), Rio Grande (4,3°C), Uruguaiana (4,4°C), Alegrete, Canguçu e Lavras do Sul (4,6°C), além de Rosário do Sul (4,9°C). Já em Porto Alegre, onde houve maior presença de nuvens e até chuva durante a madrugada, a menor temperatura foi de 10,3°C, registrada no Aeroclube de Belém Novo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Próximos dias
Após um breve período de sol nessa terça-feira (5), o Rio Grande do Sul voltará a enfrentar instabilidade nos próximos dias. Uma nova área de baixa pressão, que dará origem a uma frente fria, trará chuva e vento a partir de quinta-feira. Nesta quarta, a chuva pode retornar à Metade Norte à noite, mas a maioria das regiões ainda terá tempo firme.
Na quinta-feira, a instabilidade avança e atinge a maior parte do Estado entre a tarde e a noite. Na sexta e no sábado, a circulação de umidade trazida pela baixa pressão na costa provocará chuva intercalada com períodos de sol, especialmente no Sul e Leste do Estado, como Porto Alegre, região metropolitana, Serra e Litoral Norte.
A tendência é de que os maiores volumes de chuva se concentrem na Metade Leste do RS. Além da chuva, a previsão indica vento forte, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, especialmente entre sexta e sábado. No domingo, o tempo volta a melhorar com o avanço de uma massa de ar seco, e o sol deve predominar em quase todo o RS.
Deixe seu comentário