BAGÉ WEATHER

Agenda

Planetário da Unipampa comemora oito anos

O Planetário da Unipampa, localizado no campus de Bagé, completa oito anos neste sábado, 6 de setembro, e preparou uma programação especial para toda a comunidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

As atividades começam às 16h e 17h, com sessões na cúpula apresentando o filme “Ilha de Vida”, indicado para todas as idades. A obra mostra o movimento aparente do Sol, a passagem do tempo, a observação das constelações e uma breve viagem pelos planetas Júpiter e Saturno, antes de retornar à Terra.

Às 18h acontece a tradicional hora do parabéns, seguida, às 18h30min, por uma observação astronômica com telescópio, proporcionando uma experiência única de aproximação com o céu.

A organização pede atenção: as fichas de participação serão entregues 30 minutos antes de cada sessão. E a entrada na cúpula não será permitida após o início das sessões.

"O Planetário convida toda a comunidade a celebrar o aniversário com ciência, astronomia e diversão para toda a família", destacou a organização.

BOX EM DESTAQUE

Lua de Sangue

Neste domingo (7), ocorrerá um eclipse lunar total, visível em grande parte do planeta. Durante o evento, a Lua adquirirá uma coloração avermelhada, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. Além disso, Saturno estará visível próximo à Lua. Ou seja, um verdadeiro espetáculo!

O eclipse terá uma duração total de três horas, 29 minutos e 24 segundos, com aproximadamente uma hora e 20 minutos de totalidade. Será visível em sua totalidade em regiões da Ásia, leste da África e oeste da Austrália. No entanto, no Brasil, o evento ocorrerá durante o dia, tornando impossível a observação direta.

Apenas uma pequena parte do nordeste brasileiro poderá perceber a fase penumbral, caracterizada por um escurecimento sutil da Lua.

Durante o eclipse, Saturno aparecerá como uma “estrela” amarelada próxima à Lua. Esse alinhamento é conhecido como conjunção, e ocorrerá às 17h20min de segunda-feira (8). Mas vale mencionar que, na noite anterior, os dois corpos celestes já estarão próximos.

Para os observadores no Brasil, a melhor oportunidade de apreciar o fenômeno será por meio de transmissões ao vivo, a partir das 14h.

Eclipses lunares totais são eventos relativamente raros e oferecem uma oportunidade única para observação e estudo. Embora o Brasil não possa observar este evento específico, a transmissão ao vivo permitirá que todos acompanhem esse fenômeno celestial impressionante.


Professor assume vaga no conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica Anterior

Professor assume vaga no conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica

Próximo

Senac promove 19ª Feira de Oportunidades

Deixe seu comentário