BAGÉ WEATHER

Expointer

Escolas apresentam soluções sustentáveis para o campo

Cainan Silva - Participaram da mostra escolas agrícolas e instituições técnicas de diferentes regiões

A Secretaria da Educação do Estado promoveu na Expointer 2025 a Mostra de Trabalhos das escolas do campo e técnicas. Ao todo, 16 projetos foram apresentados, com propostas ligadas à reciclagem, sustentabilidade, qualidade do solo e preservação dos rios.  

A iniciativa destacou como a educação pode contribuir de forma prática para enfrentar os desafios do meio rural. 

A secretária-adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski, e o superintendente de Educação Profissional, Tomás Collier, acompanharam as apresentações, e ressaltaram a importância da participação das escolas no maior evento agropecuário da América Latina.  

Para eles, a presença dos estudantes no espaço é uma oportunidade de mostrar inovação e reforçar a força da educação profissional voltada ao campo. 

Entre os trabalhos expostos, ganhou destaque o projeto “Raízes da Água: Fluir e Cultivar”, das alunas Gabriela Schardong e Laura Zavislak. Criada como resposta à estiagem que afeta a região, a iniciativa propõe soluções de baixo custo, como poços artesianos, aquedutos de bambu, composteiras e reflorestamento para preservar nascentes e garantir abastecimento hídrico. 

A programação incluiu também debates sobre a permanência da juventude no campo, inovação tecnológica e sucessão familiar, com destaque para o painel “Juventudes que Sustentam o Campo: Educação, Inovação e Futuro para o RS”. Além disso, o público participou de atividades culturais, como o bate-papo Giro Cultural com o grupo Freio de Ouro, e rodas de conversa sobre sustentabilidade. 


Unipampa homenageia Anterior

Unipampa homenageia "Quatro Troncos Missioneiros" Honoris Causa

MEC abre inscrições para mestrado gratuito Próximo

MEC abre inscrições para mestrado gratuito

Deixe seu comentário