Bagé
Cursos da Urcamp retomam pesquisa sobre cesto básico

Divulgação Urcamp - Pesquisa inclui 40 produtos considerados essenciais
Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Urcamp retomaram a coleta de dados para a pesquisa do custo do cesto de produtos essenciais em Bagé. A iniciativa faz parte do componente curricular “Projetos e práticas extensionistas”, que envolve acadêmicos dos dois cursos na busca de soluções para problemas reais e respostas a demandas da sociedade.
O cesto básico reúne alimentos e itens de primeira necessidade para a subsistência familiar. Em todo o país, os preços desses produtos têm sido motivo de preocupação, principalmente para famílias de baixa renda. A pesquisa, iniciada na última semana de agosto, acompanhará a variação de preços nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, incluindo comparações com períodos anteriores.
Segundo a professora Rita Jorge, responsável pela orientação do trabalho, a metodologia segue normas científicas. A cidade de Bagé foi dividida em quatro grandes áreas, e mensalmente será escolhido um estabelecimento em cada região para a coleta dos dados.
As visitas serão programadas ao longo das quatro semanas de cada mês, considerando o mesmo dia da semana para evitar distorções provocadas por promoções pontuais. “Coletar preços em dias diferentes poderia refletir políticas de marketing e não variações reais de inflação ou deflação”, explica a professora. A pesquisa inclui 40 produtos, abrangendo alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica.
A equipe de pesquisadores é composta pelos acadêmicos Alessandra Machado Kader, Daviany Ximendes da Silveira, Pedro de Oliveira Pereira Pacheco e Rafael Silveira da Silva, sob orientação da coordenadora do curso de Administração, Rita Saraiva Jorge.
Deixe seu comentário