Guarany terá três competições importantes em 2026

Na edição de hoje, um balanço do Guarany no ano de 2025. O Índio se prepara para iniciar, pelo terceiro ano consecutivo, sua participação no Campeonato Gaúcho, no dia 11, contra o Monsoon, no Estádio Antônio Magalhães Rossel.

Mas 2025 já foi um ano de calendário cheio, porque o alvirrubro disputou, além do Gauchão, duas competições inéditas: a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da quarta divisão.

O Guarany, para o Campeonato Gaúcho, tinha no comando o treinador Márcio Nunes, e a torcida vivia a euforia do Gauchão, pois logo na primeira rodada o clube receberia o Internacional, e um grande público assistiu a uma bela partida, que terminou empatada em 2 x 2.

Mas a campanha do Guarany era para se manter na elite do campeonato e, ao final da primeira fase, o alvirrubro da Rainha da Fronteira se classificou para a disputa da Taça Farroupilha, onde o campeão garantia uma vaga direta para a Copa do Brasil. O Guarany fez dois confrontos contra o São Luiz de Ijuí. Na primeira partida, em Ijuí, o Guarany venceu por 1 x 0, e no jogo da volta, em sua casa, em Bagé, o time, que jogava pelo empate, foi derrotado por 2 x 0 e foi eliminado da competição, mas estava garantido para o ano seguinte no Gauchão.

Em fevereiro, a grande expectativa era para a estreia do clube na milionária Copa do Brasil, onde o Guarany, jogando no Magalhães Rossel, recebeu o Altos do Piauí e venceu por 2 x 1, garantindo classificação para a segunda fase da competição, onde enfrentou o Athletico Paranaense. O jogo foi na Arena da Baixada, mas lá o jogo foi mais difícil e o time Índio foi eliminado ao ser derrotado por 3 x 1.

Após deixar a Copa do Brasil, o Guarany se dedicou ao Campeonato Brasileiro da quarta divisão, onde não fez uma boa campanha. Na primeira partida enfrentou o Joinville e foi derrotado por 1 x 0. Depois, o clube enfrentou adversários que não conseguia vencer, e a primeira vitória da competição veio em maio, em um jogo em casa, quando derrotou o São José por 1 x 0. Mas a sequência de vitórias não vinha, e isso fez com que o departamento de futebol demitisse Márcio Nunes e contratasse novamente William Campos, que tinha sido treinador do clube em 2024, no Gauchão.

Campos até fez uma boa campanha, mas o Guarany não conseguiu a classificação para a próxima fase do campeonato e foi eliminado. Mas a direção não perdeu tempo e renovou para o Campeonato Gaúcho de 2026 e também renovou com alguns jogadores que defenderam o clube este ano, além de trazer outros atletas. Entre as contratações alvirrubras está o atacante Welder, que já jogou no Guarany.

Com as mudanças feitas no futebol brasileiro pela Confederação Brasileira de Futebol, o Guarany irá jogar novamente duas competições nacionais em 2026. A primeira será a Copa do Brasil, porque o Internacional se manteve na primeira divisão do futebol brasileiro, e, na sequência, o clube vai para o segundo ano consecutivo na quarta divisão brasileira.