por Luciano Madeira
O Guarany tem seis jogos para evitar a queda para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Isso porque, no sábado, 31, o time pe02rdeu por 2 a 0 para o Novo Hamburgo e, com os resultados paralelos, o alvirrubro terminou na lanterna do Grupo A, com apenas cinco pontos. Agora, o ìndio irá disputar o quadrangular da morte, onde serão seis jogos em turno e returno, e os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segundona. Para evitar a queda, o Guarany começa nesta quinta-feira, 5, às 19h, no Estádio Antônio Magalhães Rossell, além de contar com um novo treinador, já que William Campos foi demitido.
Na partida contra o Novo Hamburgo, o Guarany precisava vencer e ainda torcer por resultados negativos de Avenida, que enfrentava o Inter-SM, e São Luiz, que jogava contra o Monsoon. Os resultados dos seus adversários foram favoráveis, mas o Guarany, que com o empate do São Luiz precisava apenas empatar o seu jogo, novamente foi derrotado e agora vai brigar para não cair.
O técnico William Campos escalou o mesmo time que iniciou contra o Inter-SM, mantendo Alberte na zaga e, mais uma vez, improvisando Talles na lateral esquerda. A partida começou parelha, com o Novo Hamburgo tendo domínio da partida, principalmente no meio-campo, enquanto o Guarany marcava de longe e o atacante Welder ficava completamente isolado no ataque, tendo que muitas vezes sair da área para buscar a bola. O time não tinha força para chegar ao ataque, e o que se viu foi o que a torcida já tinha visto durante o campeonato: um time mal escalado, fraco tecnicamente e sem força para chegar ao ataque, não concluindo a gol.
O Novo Hamburgo, que mostrou ser técnica e fisicamente superior ao Guarany, sempre que chegava ao ataque obrigava o goleiro Jonathan a fazer defesas importantes, evitando o gol do time do Vale dos Sinos. Quando a partida se encaminhava para o final do primeiro tempo, aconteceu mais uma vez uma falha individual do jogador Marcão, que perdeu a bola, ficou parado, e o jogador do Novo Hamburgo, Alisson, recebeu pelo lado esquerdo e, da entrada da área, chutou forte, sem chance de defesa para Jonathan, abrindo o marcador para os donos da casa.
Na volta para o segundo tempo, atrás do marcador, o Guarany, se quisesse a classificação, precisava virar o placar e conseguir a vitória. Logo no início, em uma boa jogada, Talles cruzou para dentro da área, mas Welder não chegou a tempo de concluir a gol. Depois, após um cruzamento de Murilo para dentro da área, o zagueiro Alberte cabeceou para fora.
O Novo Hamburgo, que com a vitória estava se garantindo na próxima fase, começou a jogar, pois encontrava muito espaço no meio-campo, e o atacante Luan Parede era o responsável por concluir a gol. Foi dele a chance de ampliar o placar, quando chutou e a bola bateu na trave.
O Guarany tentava, de forma desorganizada, o gol de empate, mas, em um contra-ataque, o jogador Batista ampliou o placar e garantiu a vitória do Novo Hamburgo.
Quadrangular da morte
Com a derrota, o Guarany fez a pior campanha dentro do grupo, com apenas cinco pontos, e, junto com o Avenida, no Grupo A. No Grupo B, os dois últimos foram Inter-SM e Monsoon.
Agora, os quatro times irão se enfrentar em turno e returno, onde serão conhecidos os dois times que permanecerão na primeira divisão e os dois que jogarão a segunda divisão em 2027.
A missão do Guarany não é nada fácil, pois nesta quinta-feira, às 19h, o alvirrubro vai receber o Monsoon pela primeira rodada do quadrangular. Casualidade ou não, os times já se enfrentaram na primeira rodada do campeonato, quando a partida terminou em 1 x 1.
William Campos demitido
O treinador William Campos estava à frente do comando técnico desde a metade do ano passado, quando o Guarany estava jogando a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Após a demissão do treinador Márcio Nunes, a direção alvirrubra contratou novamente William Campos, que havia sido treinador do time em 2024 – período em que fez uma bela campanha no Campeonato Gaúcho.
Mas o Guarany não conseguiu se classificar para a segunda fase do campeonato, e a direção manteve William Campos e toda a sua equipe de trabalho. Nesta segunda passagem no comando alvirrubro, Campos errou muito no Gauchão, principalmente na escalação e no rodízio de jogadores com a faixa de capitão. Muitos torcedores já queriam que ele fosse demitido após o time ter sido goleado pelo Caxias por 4 x 0, mas a direção o manteve no cargo. Com a derrota para o Novo Hamburgo e o Guarany indo para a disputa do quadrangular da morte, no domingo, a direção decidiu pela demissão do treinador. Até o fechamento desta edição, a direção ainda não havia anunciado o novo treinador que vai tentar manter o alvirrubro na primeira divisão.