Guarany mantém a hegemonia do interior

Nesse final de semana aconteceu a final do Gauchão 2023. Antes da partida entre Grêmio e Caxias, muitos alvirrubros estavam apreensivos, já que o time da Serra poderia igualar o feito do Guarany de ser o único time do interior do Rio Grande do Sul a conquistar o bicampeonato gaúcho. Entretanto, o tricolor acabou com essa chance. 

Por mais um ano, o Guarany continua sendo a única equipe, além da dupla porto-alegrense, a vencer mais de uma vez o Campeonato do Estado. 

O clube conquistou a taça pela primeira vez em 1920, no estádio da Boca do Lobo, em Pelotas. Grecco marcou o gol do título. O vice-campeão foi o Grêmio. Foi a primeira vez que o alvirrubro chegou ao topo do pódio estadual. 

Em 1938 veio a repetição do feito. A final foi disputada em janeiro do ano seguinte, onde, novamente em Pelotas, o castelhano Rubilar consagrou pela segunda vez o Guarany como a melhor equipe do Rio Grande do Sul. 

Desde lá, muitos times do interior se sagraram campeões gaúchos. Porém, nenhum deles conquistou o campeonato mais de uma vez. Portanto, agora, o Guarany detém a marca de único time do interior do Rio Grande do Sul a conquistar o bicampeonato gaúcho há 85 anos. 
 

Maiores campeões do Campeonatos Gaúcho 

Internacional: 45 títulos 

Grêmio: 42 títulos 

Guarany: 2 títulos 

Brasil de Pelotas: 1 título 

Bagé: 1 título 

Caldense: 1 título 

Americano-RS: 1 título 

Cruzeiro-RS: 1 título 

Pelotas: 1 título 

São Paulo de Rio Grande: 1 título 

Farroupilha: 1 título 

Rio Grande: 1 título 

Grêmio Santanense: 1 título 

Rio-Grandense: 1 título 

Renner: 1 título 

Juventude: 1 título 

Caxias: 1 título 

Novo Hamburgo: 1 título