Guarany fica no empate na estreia do Gauchão

por Luciano Madeira

 

A expectativa era muito grande por parte dos torcedores, no sábado, 10, pois iria começar mais uma participação do Guarany no Campeonato Gaúcho, e o adversário era o Monsoon, de Porto Alegre. O torcedor lotou as dependências do estádio Antônio Magalhães Rossell, onde apoiou o time do início ao fim da partida. No final, o alvirrubro ficou no empate em 1 x 1 e saiu aplaudido de campo. Agora, o Guarany volta a jogar na quinta-feira, 15, às 19h, contra o Ypiranga, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.

 

Mas, no primeiro tempo, o jogo foi ruim tecnicamente. Embora o Guarany buscasse o ataque, o que se viu foi o efeito do início da temporada, em que os jogadores pareciam estar se conhecendo durante o jogo, e isso ficou claro em algumas jogadas. Quando o alvirrubro ia para o ataque com Tony Junior, que jogou grande parte do primeiro tempo aberto pelo lado esquerdo, ele reclamou algumas vezes que não chegava nenhum companheiro para receber o passe ou tentar alguma jogada ensaiada. O mesmo aconteceu com o meio-campista Murilo, que, quando chegava ao ataque, abria os braços pedindo para algum companheiro se aproximar para receber a bola.

 

Por sua vez, o Monsoon veio a Bagé nitidamente para conquistar um ponto e jogava por uma bola para tentar a vitória. O primeiro susto quem deu foram os visitantes: após cruzamento para dentro da área, o goleiro Jonathan derrubou o atacante Elieser. Os jogadores do Monsoon pediram pênalti, e o lance, após ser revisado pelo VAR, teve a confirmação de impedimento pelo árbitro da partida, Rafael Klein, que não marcou a penalidade.

 

O Guarany teve o jogador Raphinha como um dos destaques no primeiro tempo, pois atuou pelos dois lados do campo, mas o ataque alvirrubro tinha o centroavante Lucão como um poste, parado, e que pouco contribuiu com o time. O reflexo disso foi que, em todo o primeiro tempo, os jogadores conduziam a bola, mas não deram um chute a gol.

 

Segundo tempo

 

Na volta para o segundo tempo, o treinador alvirrubro fez uma alteração: tirou o centroavante Lucão e colocou Allan Christian, que é meio-campista, mas entrou para fazer a função de centroavante.

 

A partida, nos minutos iniciais, melhorou, porque o Guarany continuava tendo o domínio e a posse de bola, mas, aos 11 minutos, após o lateral-esquerdo cruzar para dentro da área, a bola bateu na mão do zagueiro Michel Bennech. Rafael Klein marcou pênalti para o Monsoon, que foi cobrado por Pará, abrindo o marcador para os visitantes.

 

Após levar o gol, William Campos fez três alterações, pois precisava empatar a partida. Ele colocou Welder no lugar de Marquinhos, Adailson no lugar de Tony Junior e Jean no lugar de Marcão. Isso fez com que o time ficasse mais rápido e com um bom toque de bola no ataque. Aos 22 minutos, em uma bela jogada pelo lado direito, Raphinha cruzou para dentro da área, e o atacante Welder, livre de marcação, cabeceou no canto direito de Pavan, que nada pôde fazer, empatando a partida e levando o Magalhães Rossell abaixo.

 

Após empatar a partida, os times partiram para o ataque em busca da vitória. Tanto Guarany quanto Monsoon tiveram boas chances para vencer o jogo. Campos ainda teve que tirar o lateral Jean Carlo, que saiu sentindo cãibras, e, em seu lugar, entrou Valter Bala. A partida terminou empatada. No final, Allan Christian afirmou que o empate tinha um gosto amargo, pois o time jogou bem e merecia sair com a vitória diante do seu torcedor. Ao ser questionado por que entrou como atacante, Christian respondeu que foi uma opção do treinador, mas que não é novidade, visto que, em determinados treinos, ele vem fazendo essa função.

 

Já o atacante Welder disse que o gol foi muito importante, mas que agora é trabalhar para o próximo confronto, que será longe de casa.

 

Resultados

 

A primeira rodada teve: Juventude 1 x 1, Grêmio 4 x 0 Avenida, São Luiz 1 x 1 Caxias, Internacional 2 x 1 Novo Hamburgo e São José 0 x 0 Inter-SM.

 

Segunda rodada

 

A segunda rodada começa nesta quarta-feira, 14, com: Novo Hamburgo x Juventude, Inter-SM x São Luiz, Grêmio x São José, Caxias x Avenida, e a rodada termina na quinta-feira com Monsoon x Internacional.