Guarany entra na zona da morte e precisa vencer

por Luciano Madeira

 

Uma noite em que tudo deu errado para o Guarany: antes do início do jogo, na quarta-feira, 21, o Antônio Magalhães Rossel ficou completamente no escuro – salvo pelas lanternas dos torcedores. Em síntese, houve um problema no transformador que alimenta o estádio. Esse transformador na rua queimou, porém, uma equipe da CEEE Equatorial foi até o local, e identificou que o problema mesmo foi decorrente do que fica dentro das dependências do clube.

 

Como o Guarany já havia alugado um gerador, a energia foi ligada no equipamento até que a luz voltasse, o que fez com que a partida começasse com meia hora de atraso. Mesmo assim, nesse período que antecedeu o começo da partida, os torcedores alvirrubros e gremistas não adiaram a festa, e muito celebraram com as lanternas acesas.

 

Mas a festa para um dos lados durou pouco mais de 90 minutos. Isso porque o Guarany foi derrotado por 2×0. O Índio, agora, volta a campo no sábado, 24, novamente em casa, quando recebe o Internacional de Santa Maria, às 20h.

 

O Guarany sabia que precisava vencer, porque o São Luiz de Ijuí, que briga com o Guarany e o Avenida para fugir do quadrangular da morte e conquistar a classificação na fase final do campeonato, venceu o seu jogo contra o Novo Hamburgo. Já o Avenida venceu a sua partida contra o Ypiranga.

 

Primeiro tempo

Pelo quarto jogo consecutivo, o treinador alvirrubro Wiliam Campos colocou em campo a equipe com alterações, com Talles jogando pela lateral esquerda, Raphinha atuando como lateral direito e a volta do meio-campista David iniciando a partida e também como capitão, no ataque Adailson e Welder. Já o tricolor de Porto Alegre teve as estreias do goleiro Weverton e do meia-atacante Enamorado, e o jogo no primeiro tempo foi bom tecnicamente. 

 

O Guarany, por estar jogando em casa, precisava vencer, e isso fez com que o time fizesse um bom jogo, buscando o ataque, mas sem descuidar da defesa.

 

Com a volta de David ao meio-campo, o Guarany ganhou mais força defensivamente, e Murilo, jogando um pouco mais à frente, tentava chegar ao ataque pelo lado esquerdo. A surpresa foi Talles, que não vinha tendo um bom rendimento nas partidas anteriores, mas fez um bom jogo, marcando e indo para o ataque. Já Tony Junior foi um jogador discreto.

 

No Grêmio, o principal nome enquanto esteve em campo foi Enamorado, que, jogando pelo lado esquerdo, deu bastante trabalho para os seus marcadores, e foi através dele que o tricolor teve a grande chance de abrir o marcador. Após cruzamento para dentro da área, o atacante André Henrique cabeceou no travessão.

 

O Guarany só foi dar o primeiro chute a gol aos 25 minutos, quando Tony Junior pegou a bola, se livrou da marcação e chutou, mas o goleiro Weverton defendeu. Depois, em uma jogada pelo lado esquerdo, Welder chutou, mas o arqueiro tricolor defendeu com tranquilidade.

 

Segundo tempo

As coisas começaram a piorar para o Guarany logo aos cinco minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Michel Bennech fez falta em cima de Caio Paulista. O árbitro Rodrigo Brandt deu cartão amarelo, porém, após ser chamado para olhar o lance no VAR, ele anulou o cartão amarelo e deu vermelho, expulsando o zagueiro, deixando o alvirrubro com um jogador a menos, e isso fez com que o treinador Wiliam Campos colocasse o zagueiro Alberte no lugar de Adailson.

 

Com um jogador a mais e com melhor preparo físico, o time treinado por Luis Castro começou a ter mais posse de bola no meio-campo e buscava as jogadas sempre pelo lado esquerdo com Enamorado e Caio Paulista, e no meio-campo Willian e Edenilson comandavam as jogadas. O Guarany tentava marcar, mas a superioridade tricolor era bem maior.

 

Luiz Castro mexeu no time porque uma vitória gremista garantia a classificação antecipada para as quartas de final do Gauchão e colocou o atacante Carlos Vinicius. Aos 28 minutos, após Gabriel Mec cruzar pelo lado direito, o centroavante tricolor cabeceou para o fundo das redes, abrindo o marcador.

 

Atrás no marcador, o Guarany buscava forças para ir ao ataque em busca do gol de empate, mas, aos 36 minutos, após a zaga alvirrubra tentar sair jogando, Willian recuperou a bola e passou para Edenilson, que chutou no canto, ampliando o placar e dando números finais à partida.