Guarany cede empate no último minuto de jogo

por Luciano Madeira

 

Após empatar na estreia em casa contra o Monsoon em 1 x 1, pelo Campeonato Gaúcho, o técnico alvirrubro Wiliam Campos fez algumas mudanças no time que entrou em campo na cidade de Erechim, contra o Ypiranga, no estádio Colosso da Lagoa, pela segunda rodada da competição. 

 

Campos promoveu alterações no meio-campo e no ataque. Em relação ao time do último sábado, no meio-campo ele colocou Igor Souza no lugar de Marquinhos e Paulinho no lugar de Marcão. Outra novidade foi no ataque: Campos tirou Lucão e colocou Adailson ao lado de Tony Junior. Mais uma vez, Welder começou no banco de reservas. Outra mudança foi na escolha do capitão: Raphinha ganhou a braçadeira, já que a função vinha sendo desempenhada por Murilo Cavalcante.

 

A partida começou com o Guarany atuando com três zagueiros e o meio-campo mais reforçado na marcação, com Tony Junior jogando isolado no ataque. Quem buscou o domínio da partida desde o início foi o Ypiranga, mas não conseguia concluir a gol. 

 

O Guarany, por sua vez, apenas se defendia e tentava sair em contra-ataque, mas, como não tinha um atacante de ofício, a bola não chegava à área. Adailson tentou algumas jogadas pelo lado esquerdo, mas não contribuiu para que o alvirrubro levasse perigo ao gol defendido por Zé Carlos.

 

O Ypiranga começou a ter maior posse de bola, principalmente no meio-campo, com o jogador Estevão, responsável por armar as jogadas do Canarinho. Isso fez com que o goleiro Jonathan, do Guarany, fosse o principal nome do time no primeiro tempo, ao realizar três defesas importantes, evitando que o Guarany sofresse o gol.

 

O principal lance do primeiro tempo aconteceu aos 32 minutos, quando Estevão recebeu a bola dentro da área e caiu antes de chutar. O árbitro da partida, Allan Azevedo, marcou pênalti, mas o árbitro do VAR, Daniel Bins, recomendou a revisão do lance. Após analisar a jogada, Azevedo anulou a marcação da penalidade.

 

O Guarany teve apenas uma chance de perigo contra o gol de Zé Carlos, após dominar a bola no meio-campo e avançar ao ataque. No entanto, em vez de passar a bola para Raphinha, que entrava livre pelo lado direito, Murilo preferiu chutar, e a bola bateu no zagueiro do Ypiranga.

 

Aos 47 minutos, em um ataque rápido, o atacante Gustavo ganhou a dividida com o zagueiro Bruno Cardoso e, livre de marcação dentro da área, chutou. Para sorte do Guarany, a bola foi para fora.

 

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o treinador do Guarany, Wiliam Campos, tirou o jogador Adailson e colocou o atacante Welder. Isso fez com que o time da Rainha da Fronteira ganhasse uma jogada mais aguda no ataque, pois Tony Junior passou a atuar aberto pelo lado esquerdo. Ainda assim, o Ypiranga seguiu buscando o gol, mas a partida, em determinados momentos, ficou tecnicamente fraca, com as duas equipes errando muitos passes, principalmente no meio-campo.

 

O Guarany estava muito recuado, e Welder ficou isolado no ataque. Aos 16 minutos, porém, o lateral-direito Talles, do Guarany, cobrou lateral para dentro da área do Ypiranga, e o zagueiro Uilian Gomes marcou contra. Com a vantagem parcial, o treinador alvirrubro, Wiliam Campos, fechou ainda mais o time, colocando Allan Christian no lugar de Raphinha, Jean no lugar de Tony Junior, David no lugar de Bruno Cardoso e Marcão no lugar de Paulinho.

 

O Ypiranga foi para o ataque em busca do gol de empate, o que já irritava sua torcida, pois o time não conseguia marcar. Como diz o ditado, quem não faz, leva: aos 51 minutos, o ex-jogador do Guarany, Igor Silva, marcou o gol de empate, dando números finais à partida.