Grêmio perde dois mandos de campo no Gauchão do ano que vem

O Grêmio perdeu dois mandos de campo para o Gauchão de 2026, após ser punido pela Segunda Comissão Disciplinar Desportiva do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/FGF) devido a incidentes ocorridos no jogo de ida da final do Gauchão 2025, contra o Inter, no dia 8 de março. A denúncia foi baseada em atitudes da torcida gremista durante a partida, que terminou com vitória do Inter por 2 a 0.    

O árbitro Ramon Abatti Abel relatou que a torcida da Geral do Grêmio arremessou bobinas de papel em direção ao campo após o primeiro gol do Inter. Além disso, uma bomba foi lançada próximo ao assistente número dois, mas não atingiu ninguém. Mais tarde, aos 43 minutos do primeiro tempo, o jogador Borré, do Inter, foi atingido no rosto por uma bobina de papel vinda do setor da torcida gremista.    

Esses incidentes resultaram na perda de dois mandos de campo para o Grêmio, um pela bomba arremessada perto do bandeirinha e outro pela bobina que atingiu o jogador do Inter. A equipe gremista também foi multada em R$ 7, 3 mil. A punição imposta ao clube será cumprida no Gauchão de 2026, ou seja, não afetará o Campeonato Gaúcho do próximo ano, mas pode influenciar a competitividade do time em futuras competições estaduais.    

A decisão foi tomada pela Segunda Comissão Disciplinar Desportiva, presidida por Jorge Laureano Pereira, com base nos relatos dos árbitros e na análise dos incidentes ocorridos durante a final do Gauchão 2025.