Foco do Pelotas será a Segunda Divisão

A confirmação foi dada pelo presidente Rodrigo Brito durante entrevista ao programa Futebol On-line, da Rádio Universidade: o foco será a Segundona. Segundo o dirigente, o alto custo operacional da Copa FGF e o baixo retorno gerado tornam o investimento inviável e prejudicial ao objetivo principal do clube na temporada.. Em síntese, a competição se tornou insustentável financeiramente para o clube.

 

“Ou a gente se prepara bem para a Segundona, que é o que vai nos devolver à elite, ou vamos novamente nos endividar para entrar fraco na competição”, afirmou o presidente, indicando que o foco total do planejamento financeiro e esportivo será a competição que dá acesso ao Gauchão.

 

Prioridade e calendário

 

A decisão é estratégica, visando não comprometer o desempenho na Segundona, que é a prioridade máxima do Pelotas.

 

A tendência é que a Copa FGF de 2026 seja realizada no primeiro semestre, já que a Divisão de Acesso deve começar apenas em agosto. O presidente também ressaltou que a Copa FGF é importante por oferecer uma vaga na quarta divisão do Campeonato Brasileiro, o que era considerado fundamental para o planejamento do clube em temporadas anteriores. 

 

A competição da próxima temporada pode voltar a oferecer, além da vaga na Série D, uma presença na Copa do Brasil.