Dia do Desafio será na quarta com programação solidária

Na próxima quarta-feira, 28 de maio, Bagé participará do Dia do Desafio 2025 com uma programação intensa promovida pelo Sesc, incentivando hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas em diferentes pontos da cidade. O evento, realizado anualmente em diversas localidades do mundo, busca envolver a comunidade em pelo menos 15 minutos de atividade física, reunindo escolas, comércio, instituições públicas e espaços esportivos em ações colaborativas. 

Entre as atrações principais está o Desafio das Forças de Segurança, que ocorrerá na Praça do Coreto e reunirá agentes em provas como corrida, flexão, supino e cabo de guerra. Além disso, aulas abertas de ginástica, torneios de futemesa, treinões de corrida e atividades voltadas ao público idoso estarão disponíveis gratuitamente para toda a comunidade. Um dos destaques da academia do Sesc Bagé será a disputa estadual de distância percorrida na esteira entre unidades do Sesc. 

O Dia do Desafio também tem caráter solidário. Todas as atividades convidam os participantes a contribuírem com doações de leite, que serão destinadas a entidades assistenciais da região. A programação ainda inclui ações em escolas, ginásios, igrejas e comércios locais, além da participação de acadêmicos do curso de Educação Física da Urcamp, promovendo o projeto “Mexa-se”. 

Criado no Canadá nos anos 1980 e promovido no Brasil pelo Sesc desde 1995, o Dia do Desafio tem o apoio de organizações internacionais e da UNESCO. Em 2025, ele mobiliza milhares de pessoas no Rio Grande do Sul, com a proposta de promover qualidade de vida e engajamento social por meio do movimento e da coletividade. 

Mais informações sobre os horários das atividades e locais de participação podem ser obtidas no site oficial do evento (www.sesc-rs.com.br/diadodesafio) ou pelo telefone (53) 3242 7600 e WhatsApp (53) 9 9131 9599.  

Atividades em detalhes  

7h às 20h – Desafios da academia do Sesc Bagé – esteira e ginástica – Academia do Sesc 

7h45min – Atividades Psicomotoras, Lúdicas e Esportivas, com famílias do Sesquinho Bagé – Ginásio do Sesc 

9h – Aula de ginástica para idosos – Sala de Ginástica do Sesc 

19h15min – Aulão de ginástica – Sala de Ginástica do Sesc 

Atividades Praça do Coreto 

8h às 17h – Tenda de serviços do Senac 

8h às 17h – Drive Thru Solidário, com arrecadação de caixas de leite 

9h às 11h – Torneio de Futemesa, com alunos da Formação Esportiva do Sesc 

14h – Aulão aberto de Power Local 

14h às 16h – Torneio de Futemesa, com alunos da Formação Esportiva do Sesc 

15h – Aulão de ginástica e ritmos para pessoas idosas, com grupos do Sesc Maturidade Ativa e Centro do Idoso 

15h30min – Desafio de força Strong Man, com equipe Jane Morales 

17h – Desafio das Forças de Segurança, com competições de flexão, supino, cabo de guerra e solidariedade 

Ao longo do dia – Série de treinões solidários dos grupos de corrida locais 

Ações descentralizadas 

8h às 17h – Atividades físicas nas escolas municipais, estaduais e particulares 

8h às 17h – “Mexa-se” – Visita dos acadêmicos do curso de Educação Física da Urcamp no comércio local 

9h – Aulão de práticas corporais para idosos, diabéticos e hipertensos, na Igreja São Pedro 

9h às 17h – Atividades da Van do programa “Esporte e Lazer em Movimento”, do Governo do Estado, no Ginásio Narciso Sune 

9h30min, 14h e 16h – Aulões de futsal, no Ginásio Narciso Sune 

15h – Aulão de Ritmos, no Ginásio Narciso Sune 

15h – Aulão de práticas corporais para idosos, diabéticos e hipertensos, no Salão do Seu Toninho 

18h – Aulão de vôlei, no Ginásio Militão