Na noite de sábado, o Guarany fez o último jogo em casa na fase de classificação, onde enfrentou o Inter-SM, venceu por 1 x 0 e conquistou a primeira vitória na competição. Agora, decide a sua vida no próximo sábado contra o Novo Hamburgo. Aí, o torcedor alvirrubro vai saber se o clube irá para a fase de quartas de final ou disputará o quadrangular da morte para tentar fugir do rebaixamento para a Segundona.
Mesmo com o forte calor, não foi empecilho para afastar o torcedor do Guarany, que mais uma vez lotou o Antônio Magalhães Rossell para apoiar o time, que precisa desesperadamente da vitória. Sabendo disso, o treinador William Campos fez apenas uma alteração no time: colocou o zagueiro Alberte na zaga no lugar de Bennech, que cumpriu suspensão automática, pois tinha sido expulso contra o Grêmio.
Primeiro tempo
Desde o início da partida, o Guarany foi para o ataque em busca do gol e teve chance muito cedo de abrir o marcador com Tony Junior, que recebeu a bola dentro da área, dominou e chutou em cima do goleiro Iago. Depois, o alvirrubro da Rainha da Fronteira perdeu uma chance clara de gol com Welder, que chutou para fora. O Coloradinho de Santa Maria apenas se defendia e tentava sair em contra-ataques, mas o atacante Michel, que jogou no Guarany em 2024, pouco contribuía no ataque.
Tem um ditado que diz que água mole em pedra dura tanto bate até que fura, porque a pressão do Guarany era muito grande. O gol parecia que ia sair a qualquer momento e, aos 35 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito por Murilo, a bola veio no meio da área e o zagueiro Alberte cabeceou para o fundo das redes, abrindo o marcador para o Guarany.
Com a vantagem no placar, o Guarany continuou com uma carga grande contra o Inter-SM, mas as chances de gol até apareceram, porém os atacantes não conseguiram ampliar.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, William Campos fez uma substituição: retirou Adailson e colocou Jean Lucas, que é lateral esquerdo, mas entrou fazendo uma função mais à frente. O Guarany continuava criando boas chances de gol e as principais jogadas eram sempre com Tony Junior.
Atrás no marcador e precisando da vitória, o Inter-SM veio para o ataque em busca do gol e o treinador Bruno Coutinho mexeu no ataque, colocando Wilson Junior e Yuri Mamute. No meio-campo, colocou Mossoró. As mudanças surgiram efeito, porque o Coloradinho começou a ter domínio do jogo, principalmente no meio-campo. Mas o Guarany montou duas linhas de quatro na marcação, o que impedia que o time visitante conseguisse chegar à área. A pressão era muito grande e isso fez com que os torcedores começassem a ficar nervosos, pois o Guarany não poderia perder.
A grande chance do Guarany matar o jogo foi com Welder, que, dentro da área, chutou para fora. O resultado final foi a vitória do Guarany. Após o apito final do árbitro Tiago Classen, os jogadores se abraçavam e o torcedor fez um verdadeiro carnaval, festejando a primeira vitória na competição. Os jogadores foram em direção ao seu torcedor para agradecer a presença e o apoio.
A rodada ainda teve São Luiz 2 x 2 Ypiranga, Avenida 1 x 0 Novo Hamburgo, Juventude 3 x 0 Monsoon, Internacional 4 x 2 Grêmio. Até o fechamento da edição, ainda não tinha terminado São José x Caxias.
Pediu para ir embora
No sábado, antes da partida, o Guarany teve uma baixa no seu elenco. Isso porque o jogador Valter Bala pediu para deixar o clube, mas o clube emitiu uma nota apenas no domingo, onde agradeceu ao atleta e desejou sucesso. Valter Bala jogou apenas duas partidas pelo clube.