Voluntários realizam limpeza de necrópole histórica da região

Integrantes da Associação para Grandeza e União de Palmas (AgrUPa) estão realizando a limpeza do Cemitério de Palmas. A necrópole onde estão sepultados nomes conhecidos de famílias tradicionais da Rainha da Fronteira, é uma das mais antigas da região da Campanha.

O cemitério fica localizado ao lado da BR 153 – uns 20 quilômetros antes da ponte do Camaquã, em direção a Porto Alegre.

De acordo com a integrante da AgrUPa, Márcia Colares, todos são voluntários e a limpeza é para o Dia dos Finados. Ela contou que os antepassados de todas as famílias do Distrito de Palmas estão sepultados no local que guarda histórias. ” Em frente ao cemitério fica o local de Remates Ismael Collares e , em função disso, o seu Tercy Jardim, que gostava muito de assistir os remates, fez uma gaveta pra ele próprio, com visão para o loca. Infelizmente ele acabou emprestando para uma família, que precisou com urgência de um local para enterrar um ente querido e quando faleceu não pode ser enterrado no local que escolheu”, contou Márcia.

O Cemitério de Palmas que tem vários mausoléus, conta com uma capela. Próximo ao altar, no chão tem um ossário. Uma dos mausoléus foi construído no longíquo ano de 1867.