Vice-governador solicita infraestrutura e apoio a agricultores ao governo federal

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) esteve em Brasília nesta segunda-feira, dia 31, para reuniões com ministros e representantes do governo federal. Os encontros ocorreram nos ministérios dos Transportes, Relações Exteriores e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Ele foi acompanhado pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. 

Ferrovias  

Gabriel Souza reforçou a proposta de destacar o trecho turístico da concessão das ferrovias gaúchas, permitindo que novos investidores realizem os reparos necessários e operem o trajeto. Dos 46 quilômetros da ferrovia onde circula o Trem dos Vales, entre Guaporé e Muçum, 23 quilômetros foram afetados pelas enchentes. 

Durante a reunião, o governo federal informou que a Rumo Logística, concessionária da malha ferroviária, estima em R$ 300 milhões o custo para recuperar o trecho. No entanto, a empresa manifestou falta de interesse em explorar a operação turística. 

Uma nova reunião com a concessionária deve ocorrer nos próximos 15 dias para discutir a possibilidade de separar o trecho turístico e concedê-lo a empresas interessadas no transporte ferroviário no Estado. 

Apoio  

Nas reuniões com os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Jader Barbalho Filho (Cidades), Gabriel Souza destacou a necessidade de apoio aos agricultores afetados por estiagens e enchentes em 2024.  

Já no Ministério da Pesca, tratou das restrições impostas aos pescadores artesanais do Rio Grande do Sul, especialmente na Lagoa dos Patos, devido à portaria interministerial MPA/MMA 26/2025, que limita a pesca da tainha.