Durante sessão ordinária no plenário de Lavras do Sul, ocorrida na noite de segunda-feira, dia 7, o vereador Neto Viana (PT) sofreu ofensas pessoais e tentativa de agressão física por parte de outro parlamentar.
Em nota nas redes sociais, o Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista manifestou repúdio aos acontecimentos. Segundo o diretório, houve desrespeito à ética, civilidade e dignidade exigidas pelo cargo de vereador.
“Atitudes como essa são absolutamente inaceitáveis no ambiente democrático e parlamentar. A Câmara Municipal é o espaço legítimo do debate de ideias, do confronto respeitoso e da defesa dos interesses da população — jamais da violência, da intimidação ou da agressão”, afirma.
O Diretório Municipal ainda exige a apuração dos fatos e, caso reste confirmada a quebra de decoro parlamentar, que medidas cabíveis sejam adotadas.
Em comentário nas redes sociais, Neto Viana agradeceu ao PDT e parabenizou a postura do Presidente da Câmara, Luís Augusto Bittencourt de Oliveira (PP), e demais colegas que o ajudaram.
“Realmente quando o debate parte para tentativa da agressão seja verbal ou física a democracia perde, e o que precisa prevalecer apesar das divergências políticas é o respeito e eu me senti realmente em risco quando o colega me ameaçou e chamou pra briga física”, falou Viana.
O Folha do Sul tentou contato com o vereador Neto Viana, porém não recebeu resposta até o fechamento desta edição.