Vaquinha busca ajudar “Bokão” em tratamento contra câncer

Uma campanha de arrecadação solidária foi lançada para auxiliar Enio Carpin Junior, um senhor de 68 anos que enfrenta uma dura batalha contra o câncer no intestino. Ex-morador de Bagé e conhecido por sua tradicional carrocinha de pancho, o “Bokão”, na diagonal do Clube Caixeiral, ele agora reside em Santa Maria e precisa de ajuda para custear medicamentos, contas básicas e cuidados diários.   

Enio, que também sofre de problemas cardíacos, enfisema pulmonar e outras complicações de saúde, sobrevive com apenas um salário-mínimo. Sua mulher está desempregada e impossibilitada de trabalhar devido à necessidade de cuidados 24 horas com Enio e também por problemas de saúde próprios, como artropatia degenerativa na coluna e um rompimento parcial de ligamento no ombro direito. 

Os filhos ajudam como podem, mas vivem em outras cidades e enfrentam suas próprias limitações financeiras. Nos últimos meses, tem sido difícil até mesmo arcar com contas básicas, como água e luz, além de contratar auxílio para tarefas que demandam esforço físico. Por isso, a família decidiu lançar a campanha.  

  

Vale mencionar que o idoso passou por uma cirurgia no início de outubro, na qual teve três quartos do intestino removidos para tratar um tumor que obstruía sua passagem intestinal. Ele está acamado e dependente de sonda nasogástrica, bolsas de colostomia e estomia. Ou seja, necessita de cuidados constantes. Além de medicamentos que não são fornecidos pela farmácia municipal, o dinheiro arrecadado será usado para contratar um ajudante e cobrir as despesas essenciais.  

  

Enio, conforme revelou a família ao Folha do Sul, é o criador da prática de finalizar o lanche com maionese e ketchup, tão popular na cidade. “Viveu muitos anos em Bagé. Esse pancho era muito conhecido, inclusive aquele esquema de colocar maionese e ketchup em cima do pancho para finalizar foi criado por ele, e usam até hoje”, mencionou o genro do idoso.  

Para ajudar, é possível colaborar por meio do link vakinha.com.br/5281881. Ou pelo Pix da vakinha: 5281881@vakinha.com.br.