Vacinação ocorre neste sábado e só retorna na quarta

A Secretaria de Saúde confirmou que, em decorrência do ponto facultativo pelo Dia do Servidor e e do Dia de Finados, não haverá vacinação contra a covid-19 na segunda e na terça-feira, 1° e 2 de novembro. Ou seja, este sábado é o último dia antes do feriadão para buscar a imunização. Vale ficar atento aos horários da imunização e às datas de corte das vacinas AstraZeneca e Pfizer. 

Neste sábado, os trabalhadores estarão mobilizados no ginásio da escola São Pedro das 10h às 16h. Podem se vacinar todos aqueles maiores de 12 anos. Até os 17, vale lembrar, é preciso estar acompanhado de um responsável. Também pode ir até o São Pedro idosos com mais de 60 anos que tenham recebido a segunda dose de qualquer uma das vacinas há pelo menos seis meses. Isso para a terceira dose (dose de reforço). 

Está disponível, ainda, a vacina AstraZeneca (Oxford) para que busca a segunda dose e recebeu a primeira até o dia 31 de agosto. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até o dia 15 de agosto também já pode receber a segunda. 

Vale mencionar que, de acordo com o último boletim divulgado pelo município (até o fechamento da edição), Bagé tinha 43 pessoas em isolamento domiciliar com confirmação para coronavírus. Três pessoas de Bagé estão internadas com covid-19 em leitos clínicos da Santa Casa. Há uma pessoa na UTI, mas não é moradora da Rainha da Fronteira; e também há outros paciência de fora hospitalizados em leitos clínicos. 

Em outubro, o município registrou, pelo menos até essa sexta-feira, apenas um óbito por covid-19. Isso no início do mês, no dia 5, quando uma paciente de 62 anos morreu na Santa Casa. Ela tinha comorbidades. Outra curiosidade é que, também até essa sexta-feira, apenas considerando o mês de outubro, Bagé contabilizou a confirmação de 13 casos positivos para covid-19 de jovens menores de 12 anos.