A vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos começa nesta quarta-feira. As primeiras a serem imunizadas seri aquelas com 11 anos, que têm comorbidades. Porém, na manhã desta quarta, foi confirmado que crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, já podem ser levadas pelos pais ao ponto de vacinação. Houve uma mudança: o local de vacinação não é o Camillo Gomes, anteriormente divulgado, e sim o auditório da escola São Pedro (entrada pela avenida Santa Tecla). O horário também foi redefinido – das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.Tais informações foram confirmadas pelo coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes.
O coordenador destacou que, também nesta quarta, são vacinados os “deficientes permanentes” com idades entre 5 e 11 anos. No mesmo local. Na quinta-feira, detalhou Gomes, será a vez das crianças quilombolas. Elas receberão as doses em Palmas, em um centro de convívio. Vale mencionar que as crianças quilombolas integram o grupo prioritário. Nesse caso, todas as crianças, de 5 a 11 anos, serão vacinadas, com e sem comorbidades. São poucas crianças, segundo Gomes: no máximo, sete.
As doses destinadas para essa primeira fase da imunização das crianças contra a covid-19 chegaram na segunda-feira. Foram remetidas para Bagé, pelo governo do Estado, 580 doses. Sobre a mudança de local, do Camillo para o auditório, Gomes esclareceu que foi motivada por uma questão logística. Acontece que há mais espaço no auditório da escola para os pais e as crianças aguardarem. É importante lembrar que cada criança imunizada precisa aguardar no local de vacinação 20 minutos. Elas permanecerão esse tempo em observação (esse é o protocolo seguido em todo o país).
Gomes comentou que o local também é estratégico pela proximidade com a Unidade de Pronto-Atendimento. Ou seja, diante de qualquer reação adversa apresentada, a criança pode ser encaminhada para a UPA de forma bastante rápida. Uma equipe de enfermagem estará mobilizada na escola para a observação da criançada.
Uma curiosidade: várias cidades do país têm buscado incentivar pais e filhos a irem até os pontos de vacinação e, em Bagé, Gomes mencionou que foi feito um convite bastante especial aos super-heróis que costumam fazer bastante sucesso em eventos e também nas redes sociais. Assim, é possível que eles participem do primeiro dia de mobilização.