A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que já estão disponíveis as doses da vacina contra covid-19 do tipo “Pfizer baby” para crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidade comprovada por meio de laudo médico. O local para vacinação é o posto Camilo Gomes. Isso das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Vale mencionar que a Secretaria Estadual da Saúde recebeu o primeiro lote com 48 mil doses da vacina Pfizer para crianças de 6 meses a 2 anos no final da semana passada. O Piratini divulgou que, neste momento, a imunização das crianças com comorbidades é prioridade. De acordo com a tabela divulgada pela pasta, Bagé recebeu 180 doses. Vale mencionar que, nessa tabela do Estado, consta a estimativa populacional por município, de acordo exclusivamente com a faixa etária. Em Bagé, é de 4 559 crianças.

Segundo a pasta estadual, do total de doses recebidas pelo Piratini, 16 mil foram remetidas aos município. As demais ficaram armazenadas pela SES para as outras duas doses que compõem o esquema primário: duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a segunda. O público total na faixa etária de maiores de 6 meses e menores de 3 anos no Rio Grande do Sul é estimado em 402 mil crianças. 

Comorbidades consideradas para vacinação, conforme o Estado:

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente

– Hipertensão arterial estágio 3

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e Pericardiopatias

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênita

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

– Doenças neurológicas crônicas

– Doença renal crônica

– Imunocomprometidos

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Síndrome de Down

– Cirrose hepática